Formação e qualificação no turismo sob uma perspectiva da pesquisa nos anais do seminário ANPTUR (2005-2023)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13975706Palavras-chave:
Ensino Superior, Turismo, Produção Acadêmica, QualificaçãoResumo
O artigo tem por finalidade identificar e analisar as produções acadêmicas (resumos) direcionadas a temática ensino superior no turismo, encontrados na base de dados da ANPTUR, na divisão científica ‘Formação e Pesquisa Científica’, grupo de trabalho (GT) ‘Formação e qualificação para o turismo’, tendo como recorte temporal os anos de 2005 a 2023. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo e quantitativo, com viés descritivo-exploratório e sistemático. Mediante a análise temática com a construção de mapas mentais e suporte do aplicativo Mindomo. Durante a coleta dos setenta e três (73) resumos e análise, notou-se na base da ANPTUR uma evolução dos resumos nos últimos anos sobre a temática ensino superior no turismo, trazendo contribuições significativas no campo teórico e na pesquisa aplicada, buscando refletir sobre novas atividades didático-pedagógicas realizadas na graduação e pós-graduação stricto sensu em turismo no Brasil. Nas considerações finais, apresentou-se uma visão geral da teoria abordada sugerindo-se a realização de trabalhos futuros, por se tratar de um tema essencial na área do turismo.
Downloads
Referências
Albuquerque, F. de A. M., & Neto, A. Q. (2014). Ensino superior em turismo: perspectivas e desafios. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(21/22), 231-239. Acesso em: Ensino superior em turismo: perspectivas e desafios (usp.br)
Allis, T., & Freitas, J. A. de. (2023). Contando, aprendemos: produção de podcasts como estratégia de ensino-aprendizagem em turismo. Caderno Virtual de Turismo, 23(2), 26-43. DOI: http://dx.doi.org/10.18472/cvt.23n2.2023.2064
Allis, T., & Freitas, J. A. de. (2022). Contando, aprendemos: produção de podcasts como estratégia de ensino-aprendizagem em turismo. XIX Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Recife, PE, Brasil. Acesso em: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/19/2442.pdf
Alves, A. S., & Santos, A. J. C. (2023). Análise sobre o estágio extracurricular sob o olhar dos estudantes e egressos do curso superior em Gestão de Turismo do IFMA Alcântara. XX Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Niterói, RJ, Brasil. Acesso em: 3330.pdf (anptur.org.br)
Almeida, L. G. B. de., & Gama, G. L. G. (2023). As temáticas sobre diversidade nas graduações tecnológicas em Gestão de Turismo da rede federal de ensino: uma análise curricular representativa dos cursos brasileiros. XX Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Niterói, RJ, Brasil. Acesso em: Template ANPTUR
ANPTUR, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. (2023). Divisões científicas. Acesso em: https://www.anptur.org.br/seminario/2023/files/submissao/chamada-trabalho.pdf
ANPTUR, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. (2023). Anais do Evento. Acesso em: Anais ANPTUR.
Aranha, K. C., & Rocha, F. D. C. (2014). Reflexões acerca do ensino no curso superior de turismo: realidade, desafios e tendências. Revista Iberoamericana de Turismo, 4 (2), 67-76. Acesso em: Vista do REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO NO CURSO SUPERIOR DE TURISMO: REALIDADE, DESAFIOS E TENDÊNCIAS (ufal.br)
Araújo, M. R.V. de., & Ferreira, D. V.; Cisne, R. (2018). A Construção do Conhecimento Turístico: Uma Análise da Produção Científica em uma Instituição de Ensino Superior da Região Metropolitana do Recife. XV Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, São Paulo, SP, Brasil. Acesso em: Template ANPTUR.
Azeredo, B. V.; Masiero, L. L., & Silveira, C. E. (2023). Acompanhamento profissional dos egressos do Programa de Pós - Graduação em Turismo da UFPR. XX Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Niterói, RJ, Brasil. Acesso em: [resumo] Acompanhamento profissional dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Turismo da UFPR (anptur.org.br).
Bassinello, P. Z., & Cruz, M. N. da. (2008). V Anais ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Belo Horizonte, MG, Brasil. Acesso em: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/5/84.pdf
Barreto, M.; Tamanini, E., & Silva, M. I. P. da. (2004). Discutindo o ensino universitário de turismo. Campinas, SP: Papirus.
Bittencourt, F. T. R.; Silva, R. R. da., & Zouain, D. M. (2022). Estágio Profissional em Turismo: Expectativas dos Alunos de Instituições de Ensino Superior. XIX Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Recife, PE, Brasil. Acesso em: 2361.pdf (anptur.org.br).
Borges, A. A.; Santos, I. S. dos., & Scrivano, P. (2021). Existe uma teoria do turismo? Visão dos alunos de Pós-graduação em Turismo do Brasil. XVIII Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em: Microsoft Word - 2036.doc (anptur.org.br).
Buzan, T. (2009). Mapas mentais: Métodos criativos para estimular o raciocínio e usar ao máximo o potencial do seu cérebro. São Paulo: Sextante.
Braun, V., & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in Psychology. Pesquisa Qualitativa em Psicologia, 3 (2), 77-101.
Brasil. (2019). Capes - Documento de Área – Área 27: Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. Acesso em: Requisitos para apresentação de propostas de cursos novos (APCN) (www.gov.br), [Acesso em: 10 abr 2022].
Brandão, J. M. F. (2019). O Jogo Pedagógico Blá Blá TuH: uma inovação para o ensino-aprendizagem em turismo e Hotelaria. XVI Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Curitiba, PR, Brasil. Acesso em: Template ANPTUR.
Brandão, J. M. F.; Temoteo, J. A. G., & Silva, A. B. da. (2017). “Mar calmo nunca fez bom marinheiro”: um estudo sobre as âncoras de carreira e a formação de alunos de turismo e hotelaria da UFPB. XIV Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em: 854.pdf (anptur.org.br)
Brandão, J. M. F., & Temoteo, J. A. G.(2015). “Como eu aprendo?”: um estudo sobre os estilos de aprendizagem de discentes do Curso de Bacharelado em Hotelaria da UFPB. XII Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em: Microsoft Word - 61.doc (anptur.org.br)
Braga, D. C. (2014). Profissionalização em Turismo: a relação entre mercado, educação formal e ensino a distância. XI Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em: 44.pdf (anptur.org.br)
Brito, A.S.; Panosso Netto, A., & Perinotto, A. R. C. (2024). Aproximações teóricas sobre a construção da identidade profissional docente na pós-graduação stricto sensu em turismo, hospitalidade e áreas afins no Brasil. El Periplo Sustentable, 47(2), 55-75. DOI: https://doi.org/10.36677/elperiplo.v0i47.22165
Brito, A. B.; Oliveira, J. L., & Panosso Netto, A. (2023). Análise da pós -graduação stricto sensu em turismo, hospitalidade e áreas afins no Brasil (1997 -2021). XX Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Niterói, RJ, Brasil. Acesso em: Template ANPTUR
Brito, A. S., & Perinotto, A.R. C. (2021). Docência e ensino em turismo: ensinar a quem? Academic Journal of Studies in Society, Sciences and Technologies – Geplat Papers, 2 (3). Acesso em: View of Docência e ensino em turismo: ensinar a quem? (geplat.com)
Brito, A. S., & Perinotto, A. R. C. (2020). Docência e Ensino em Turismo: ensinar a quem? . XVII Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em: Template ANPTUR
Brito, A. S., & Souza, L. C. (2018). Relações de ensino-aprendizagem e os desafios do bacharel em turismo na docência universitária: o caso de uma instituição de ensino superior (IES). Revista Iberoamericana de Turismo, 8 (1), 74-99.
Brito, M. C. M. e S. de.; Rangel, B. S., & Silveira, C. E. (2020). A Formação do Bacharel em Turismo: uma análise da oferta de Libras nos cursos superiores no Brasil. XVII Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em:1681.pdf (anptur.org.br)
Bezerra, B. C. C.; Silva, D. L. B. da.; Montezano, L., & Panosso Netto, A. (2023). Professor bom é aquele que...: as competências necessárias aos docentes dos cursos superiores de Turismo e Hotelaria no Brasil. XX Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Niterói, RJ, Brasil. Acesso em: Resumo ANPTUR 2023 - competencias docentes.doc
Bittencourt, F. T. R., & Zouain, D. M. (2023). Formação Superior em Turismo no Brasil: Análise dos Conhecimentos, Habilidades, Atitudes e Competências Esperadas de Egressos do Curso de Bacharelado. XX Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Niterói, RJ, Brasil. Acesso em: 3258.pdf (anptur.org.br)
Bonfim, I. O. B.; Bassinello, P. Z., & Freitag, M. J. C. (2019). Expansão, crise, declínio e segmentação no ensino superior em turismo: um recorte do estado de mato grosso do sul. Revista Turismo em Análise, 30 (2), mai-ago, 214-230. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v30i2p214-230
Bok, D. C. (1988). Ensino superior. Rio de Janeiro: Forense – Universitária, 231p.
Castelli, M. D. B. (2012). Docência reflexiva no ensino superior: processo dialógico de reelaboração de saberes. IX Anped Sul – Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, Curitiba, PR, Brasil.
Carvalho, R. C. O. de. Vieira, S., & Viana, M. dos S. (2012). Visitas Técnicas: Ensino-Aprendizagem no Curso de Turismo. IX Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Universidade Anhembi Morumbi - São Paulo, Brasil. Acesso em: 92.pdf (anptur.org.br)
Catramby, T. C. V., & Silva Junior, D. N. (2018). Estudo e compreensão do estado da arte da área de Educação e Turismo: tomando por base os artigos publicados no periódico Annals of Tourism Research. XV Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, São Paulo, SP, Brasil. Acesso em:Template ANPTUR
Catramby, T. C. V.; Bartholo Jr, R. dos S., & Delamaro, M. C. (2011). Pesquisa, ensino e extensão em Turismo: identificando seus principais fatores críticos.VIII Anais ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Balneário Camboriú, SC, Brasil. Acesso em: 78.pdf (anptur.org.br)
Catramby, T., & Macedo, A. P. de. (2008). Ensino à distância – desafios e oportunidades na formação de professores. V Anais ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Belo Horizonte, MG, Brasil. Acesso em: Ensino à Distância Œ Desafios e Oportunidades na Formação de Professores (anptur.org.br)
Catai, H., & Molina, S. R. (2009). Ensino à Distância em Cursos de Turismo – Ensaiando novos paradigmas e o caso da Unaerp. VI Anais ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, São Paulo, SP, Brasil. Acesso em: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/6/31.pdf
Cavenaghi, A. J.; Decker, K.; Sogayar, R.; Barcelos, R., & Funcia, T. (2009). Do Ensino a Aprendizagem: Um Estudo Exploratório Sobre As Percepções do Ensino e Aprendizagem de um Curso de Hotelaria da Cidade de São Paulo: uma Nova Abordagem de Análise. VI Anais ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, São Paulo, SP, Brasil. Acesso em: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/6/38.pdf
Carvalho, R. C. de. (2009). Cursos Superiores de Tecnologia em Turismo: Reflexões Sobre os Desafios em Face à Realidade Atual. VI Anais ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, São Paulo, SP, Brasil. Acesso em: roberta_cajaseiras(revisado) (anptur.org.br)
Carvalho e Silva, E. M. de.; Trentin, F., & Moraes, C. C. de A. (2010). Panorama dos Cursos de Turismo das Universidades Públicas Federais da Região Sudeste do Brasil. VII Anais ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, São Paulo, SP, Brasil. Acesso em: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/7/122.pdf
Claudino, A. de L.; Araújo, J. M. S. de., & Cavalcante, I. C. O. G. da S. (2021). Metodologias para o processo ensino-aprendizagem no turismo: uma análise nos estudos da ANPTUR. XVIII Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em: Microsoft Word - 2164.doc (anptur.org.br)
Celeste Filho, M. (2012). A institucionalização do turismo como curso universitário - décadas de 1960 e 1970. Revista Iberoamericana de Turismo – RITUR, Penedo, 2 (2), p. 4-22, jul./dez. Acesso em: CELESTEFILHO-ARTIGO.pdf (usp.br)
Creswell, J. (2010). Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3 ed. Porto Alegre: Artmed.
Costa Novo, C. B. M.; Noda, S. do N., & Simonetti, S. R. (2016). A iniciação científica do Curso de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas. XIII Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em: 543.pdf (anptur.org.br)
D'Alberto, A. M. F.; Fernandes, L. R., & Maia, F. B. de A.(2006). A Interdisciplinaridade como Prática Acadêmica essencial à construção do saber turístico no Curso de Turismo do IBES.III Anais ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Caxias do Sul, RS, Brasil. Acesso em: Microsoft Word - GT02-4.doc (anptur.org.br)
Denyer, M.; Furnémont, J.; Poulain, R., & Vanloubbeeck, G. (2007). Las competências en la Educación – um balance. México: Fondo de Cultura Económica.
Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.
Ferragi, C. A., & Vieira, M. de O. (2019). Viagens de campo como ferramentas educacionais úteis na aprendizagem. XVI Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Curitiba, PR, Brasil. Acesso em: 1509.pdf (anptur.org.br)
Gastal, S.; Leite, J. C. C., & Antunes, J. R. (2005). Possibilidades didáticas e sociais no exercício da pesquisa. II Anais ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, São Paulo, SP, Brasil. Acesso em: Microsoft Word - Possibilidades didáticas e sociais no exercício da pesquis– (anptur.org.br)
Gil, A. C. (1991). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas.
Gerhardt, T. E., & Silveira, D. T. (org.). (2009). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS.
Ghiraldello, L., & Mercuri, E. N. G. da S. (2015). Integração Acadêmica de Estudantes do Ensino Superior: um estudo sobre ingressantes de um curso de turismo. Revista Turismo em Análise, 26 (2), 403-425. Acesso em: www.revistas.usp.br
Ghirotti, G. M.; Silva, N. R. da.; Oliveira, R. R. de. Freire, E. F., & Batista, S. S. dos S. (2022). A Iniciação Científica na vida acadêmica: relato de experiência de alunas do curso superior de Tecnologia em Gestão de Turismo. XIX Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Recife, PE, Brasil. Acesso em: RESUMO_A Iniciação Científica na vida acadêmica_relato de experiência de alunas do curso superior de Tecnologia em Gestão de Turismo.docx (anptur.org.br)
Gomes, M. A. L.; Silva, I. L. O. S., & Sousa, D. S. de. (2020). Produção de conhecimento via pesquisa: expostos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão De Turismo do IFCE. XVII Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em: Template ANPTUR
Gomes, C. L.; Souza, T. R. de.; Cândido, J. G., & Cruz, T. F. M. da. (2009). Lazer, Turismo e Formação Profissional: Refletindo Sobre o Lazer no Contexto dos Cursos de Graduação em Turismo de Minas Gerais. VI Anais ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, São Paulo, SP, Brasil. Acesso em: 107.pdf (anptur.org.br)
Gondim, C. B.; Lima , A. G. A., & Rodrigues, D. M. L. (2012). Análise dos Estágios Supervisionados Obrigatórios do Curso de Hotelaria da UFPB: características e desafios. IX Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Universidade Anhembi Morumbi - São Paulo, Brasil. Acesso em: Titulo do Trabalho (anptur.org.br)
Jesus, V. L. R. de. (2012). Um panorama da educação superior em turismo no Brasil com base nos resultados do ENADE 2006 e 2009. IX Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Universidade Anhembi Morumbi - São Paulo, Brasil. Acesso em: Microsoft Word - artigo anptur final
Lima, A. V. de B., & Melo e Silva, S. D. C. de. (2007). Bacharel em turismo: profissional sem formação de mercado ou mercado sem conhecimento da profissão? IV Anais ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, São Paulo, SP, Brasil. Acesso em: FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM TURISMO E O MERCADO DE TRABALHO: Estudo de caso sobre a formação profissional oferecida pelo Curso de Turismo da UFPB e as exigências profissionais do trade turístico de João Pessoa (anptur.org.br)
Leal, S. R.; Tribe, J., & Holanda, L. A. de. (2013). Percepções de docentes sobre a voz dos estudantes em relação à qualidade no Ensino Superior em Turismo no Brasil. Revista Turismo em Análise, 24 (2), 459-478.
Lima, J. R., & Rejowski, M. (2012). Ensino superior em turismo no Brasil: a produção acadêmica de dissertações e teses (2000-2009), Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 5 (3), 406-432, dez. DOI: https://doi.org/10.7784/rbtur.v5i3.462
Lima, F. de.; Gastal, S. de A., & Santos, M. M. C. dos. (2012). Ensino em Turismo e Hotelaria: presença da Universidade de Caxias do Sul. IX Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Universidade Anhembi Morumbi - São Paulo, Brasil. Acesso em: 94.pdf (anptur.org.br)
Lima, F. N. T., & Vasconcelos, S. M. F. (2019). Discussões sobre formação em Turismo nas IES de Fortaleza-CE: definições e de Turismo por alunos egressos. XVI Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Curitiba, PR, Brasil. Acesso em:Template ANPTUR
Lima, F. N. T., & Vasconcelos, S. M. F. (2020). Currículo e formação profissional: uma análise dos cursos de Turismo de Fortaleza-CE. XVII Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em: Template ANPTUR
Lima, C. L. de., & Barreto, L. M. T. da S. (2021).Ensino remoto em tempos de pandemia: Uma análise dos impactos e desafios na formação do profissional de turismo. XVIII Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em: 2079.pdf (anptur.org.br)
Lima, F. de.; Costa, B. V.; Martins, R. E. M. de S., & Ferreira, L. T. (2023). Visitas técnicas, viagens técnicas, saídas de campo e outros binômios afins nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Turismo: panorama nacional e reflexões iniciais. XX Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Niterói, RJ, Brasil. Acesso em: Template ANPTUR
Mascarenhas, R. G. T., & Souza, L. F. de. (2021). Adaptações do sistema presencial ao remoto em função da pandemia Covid-19: a experiência de curso superior em turismo em instituição de ensino superior estadual. Revista Turismo & Cidades, 3 (7), pp. 34-59. Edição Especial – Educação, Qualificação profissional e Turismo em tempos de pandemia. Acesso em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/turismoecidades/article/view/17397
Machado, N. J. (2016). Educação – Autoridade, Competência e Qualidade. São Paulo: Escrituras.
Marinho, M. F.; Santos, M. M. C. dos., & Ferreira, L. T. (2017). Relação entre universo histórico-conceitual do turismo, educação superior em turismo e interdisciplinaridade: abordagem panorâmica da produção de conhecimento na base de dados Scopus. XIV Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em: 873.pdf (anptur.org.br)
Marinho, M. F.; Vicente, T. R., & Marcelino, T. de O. (2016). Percepção de alunos sobre projeto interdisciplinar, de curso de Turismo da Faculdade de Comunicação Tecnologia e Turismo de Olinda (FACOTTUR/PE). XIII Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em: Titulo do Trabalho (anptur.org.br)
Marinho, M.F.; Cisne, R. C., & Vicente, T. (2013). Ensaio teórico-prático: Pressupostos epistemológicos presentes no processo de planejamento docente de projeto interdisciplinar. X Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Universidade de Caxias do Sul, Santa Catarina, Caxias do Sul, Brasil. Acesso em: Titulo do Trabalho (anptur.org.br)
Mendes, J., & Campos, A. C. (2012). Educação Superior em Turismo para o Século XXI: o Caso da Universidade do Algarve. IX Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Universidade Anhembi Morumbi - São Paulo, Brasil. Acesso em: TemplateNovoanptur2012B(1)
Moreira, C. B. G.; Neves, J. N. A., & Gomes Filho, W. (2009). Ensino Superior em Hotelaria na Cidade de São Paulo: Bacharelados versus Tecnólogos. VI Anais ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, São Paulo, SP, Brasil. Acesso em: 156.pdf (anptur.org.br)
Moraes Lima, L, B. B. de B.; Oliveira, A. N. de.; Vilarinho, A.C. B.; Martins, D. F. Q.; Gonçalves, L. R. F. G.; Lunas, M. C. F. da S.; Castro, R. M. J. C. de., & Silva, R. C. da. (2022). Mestrado Profissional em Turismo no Centro-Oeste: Proposta de ensino híbrido e integrado. XIX Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Recife, PE, Brasil. Acesso em: Template ANPTUR
Mota, K. C. N., & Anjos, F. A. dos. (2012). Bacharelado ou Tecnológico Como Opção de Curso Superior de Turismo no Nordeste Brasileiro: O Caso do Instituto Federal do Ceará (IFCE). IX Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Universidade Anhembi Morumbi - São Paulo, Brasil. Acesso em: Microsoft Word - ANPTUR o caso do IFCE
Mota, K. C. N. (2010). O Ensino Multidisciplinar de Turismo e a Nova Ótica da Cientificidade. VII Anais ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, São Paulo, SP, Brasil. Acesso em: Titulo do Trabalho (anptur.org.br)
Molina, M. L.; Censon, D., & Perinotto, A. R. C. (2021). Turismo e educação ao longo da vida: reflexões a partir do Projeto Turismo Pedagógico e Receptivo. XVIII Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em: Microsoft Word - 2143.doc (anptur.org.br)
Nascimento, M. G., & Silveira, C. E. (2020). A formação superior em turismo e o mercado de trabalho: percepções dos alunos acerca da importância de disciplinas para seu crescimento profissional e pessoal. XVII Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em: 1821.pdf (anptur.org.br)
Panosso Netto, A.; Trigo, L. G. G., & Silveira. C.E. (2017). Knowledge Transfer To and Within Tourism: Academic, Industry and Government Bridges Bridging Tourism Theory and Practice, Emerald Publishing Limited, 8, 113-128.
Panosso Netto, A., & Trentin, F.(2013). Ensino e investigação do turismo nos países lusófonos. X Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Universidade de Caxias do Sul, Santa Catarina, Caxias do Sul, Brasil. Acesso em: Titulo do Trabalho (anptur.org.br)
Panosso Netto, A. (2005). Publicações em turismo no Brasil. II Anais ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, São Paulo, SP, Brasil. Acesso em: Microsoft Word - Publicações em turismo no Brasil .doc (anptur.org.br)
Perinotto, A. R. C.; Santos, P. L. dos., & Brito, A. S. (2016). Graduação em Turismo no Brasil: evolução, articulações didáticas e desafios para turismólogo docentes. Revista Humanidades, 3 (11), 42-65. DOI: https://doi.org/10.5020/23180714.2016.31.1.42-65
Ramos, M. da G. G.; Garcia, T. E. M., & Müller, D. (2013). Curso de Bacharelado em Turismo/UFPel: Reflexões sobre Ampliação do Acesso e Evasão. X Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Universidade de Caxias do Sul, Santa Catarina, Caxias do Sul, Brasil. Acesso em: Microsoft Word - anptur enviado -autores-1.doc
Ramos, M. da G. G., & Garcia, T. E. M.(2014). Cursos Superiores de Turismo & Enade: uma abordagem do desempenho acadêmico. XI Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em: Titulo do Trabalho (anptur.org.br)
Ramos, A. M. O.; Sousa, C. A. G.; Gomes, C. L.; Veiga, R. T., & Souza, T. R. de. (2008). O Lazer nos cursos de graduação em turismo de Minas Gerais: refletindo acerca de currículo e das diretrizes curriculares nacionais. V Anais ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Belo Horizonte, MG, Brasil. Acesso em: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/5/117.pdf
Rejowski, M. (1996). Turismo e Pesquisa Científica. Campinas: Papirus.
Rejowski, M., & Leal, S. R. (2012). Uso de casos para ensino em turismo: estratégia de ensino-aprendizagem para a formação superior no Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 6 (1), jan-abr, 109-126. DOI: https://doi.org/10.7784/rbtur.v6i1.459
Rejowski, M., & Ferro, R. (2016). Gastronomia na formação superior em turismo no Brasil: pré-análise de currículos de cursos de graduação. XIII Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em: Titulo do Trabalho (anptur.org.br)
Ricoeur, P. (1995). Em torno ao político. São Paulo: Loyola.
Rodrigues, D. M. L., & Menezes, P. D. L. de. (2010). Formação Docente Em Turismo: Uma Aproximação Teórica. VII Anais ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, São Paulo, SP, Brasil. Acesso em: (Microsoft Word - Forma347343o Docente Em Turismo ANPTUR 2010 Sem identifica347343o)
Teixeira, R. M. (2001). Ensino superior em turismo e hotelaria no Brasil: um estudo exploratório. Revista Turismo em Análise, 12 (2), nov., 07-31. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v12i2p7-31
Sales, A. K. da S.; Andrade, C. G. de.; Raulino, M. C. F., & Silva. C. F. de L. S. da. (2010). Percepção dos Acadêmicos e Professores de Turismo em Relação à Formação e a Profissão. VII Anais ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, São Paulo, SP, Brasil. Acesso em: Microsoft Word - Percepção dos Acadêmicos e Professores de Turismo em Relação à Formação e a Profissão. (anptur.org.br)
Santos,J. S. dos., & Santos, A. F. L. dos. (2017). Reflexão sobre o contexto de criação do curso superior de turismo no Brasil. XIV Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em: 752.pdf (anptur.org.br)
Santos, B. S. (2000). A crítica da razão indolente. São Paulo: Cortez.
Seixas, E. P. de A.; Araújo, M. V. P. de.; Brito, M. L. de A., & Fonseca, G. F. (2017). Dificuldades e desafios na aplicação de metodologias ativas no ensino de turismo: um estudo em instituição de ensino superior. Revista Turismo, Visão e Ação, 19 (3), set./dez., 566-588. Acesso em: Dificuldades e desafios na aplicação de metodologias ativas no ensino de turismo: Um estudo em Instituição de Ensino Superior (redalyc.org)
Silva, K. de O. da., & Silva, G. G. L. da. (2014). A oferta de cursos superiores públicos em turismo e áreas afins em relação aos 65 destinos indutores do turismo no Brasil. XI Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso emTitulo do Trabalho
Silva, M. H.; Hastenreiter, R. S. da C.; Santos, M. L., & Silva, I. C. M. da. (2020). Do ensino presencial ao remoto: experiências dos docentes do bacharelado em turismo durante a pandemia. XVII Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em: Template ANPTUR
Silva, D. L. B. da.; Almeida, I. C. de., & Montezano, L. (2019). Motivos da evasão e momento pós-evasão em estudantes dos cursos de Turismo e Hotelaria de Universidade Federal da Região Nordeste. XVI Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Curitiba, PR, Brasil. Acesso em: 1430.pdf (anptur.org.br)
Silveira, C. E. (2017). Novas tendências na formação superior em turismo no Brasil: impactos no mercado de trabalho de turismólogos ou de professores de turismo? XIV Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil.Acesso em: 849.pdf (anptur.org.br)
Silveira, C. E.; Medaglia, J., & Gândara, J. M. G. (2012). Quatro décadas de ensino superior de turismo no brasil: dificuldades na formação e consolidação do mercado de trabalho e a ascensão de uma área de uma área de estudo como efeito colateral. Turismo -Visão e Ação, 14 (1), jan./abr. DOI: 10.14210/rtva.v14n1.p006-018
Sogayar, R. L., & Rejowski, M. (2011). Ensino superior em Turismo em busca de novos paradigmas educacionais: problemas, desafios e forças de pressão. Turismo -Visão e Ação, 13 (1), set./dez. Acesso em: ENSINO SUPERIOR EM TURISMO EM BUSCA DE NOVOS PARADIGMAS EDUCACIONAIS: PROBLEMAS, DESAFIOS E FORÇAS DE PRESSÃO (redalyc.org)
Sousa, R. J. de. (2015). Viagens técnicas: instrumentos potenciais de aprendizagem nos Cursos Superiores de Tecnologia em Turismo no Brasil. XII Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em: Microsoft Word - 62.doc (anptur.org.br)
Souza, R. J. de., & Cachinho, H. (2013). O ensino das atividades experienciais nos cursos superiores de tecnologia em turismo no Brasil. X Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Universidade de Caxias do Sul, Santa Catarina, Caxias do Sul, Brasil. Acesso em: https://www.anptur.org.br/anais/anais/edicao_anterior.php
Sousa, A. L. B. de., & Salete Gonçalves, S. (2009). Os Planos de Ensino da Disciplina Lazer nos Cursos de Turismo: Um Estudo nas Instituições de Ensino Superior da Cidade do Natal. VI Anais ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, São Paulo, SP, Brasil. Acesso em: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/6/158.pdf
Sogayar, R. L., & Lona, M. (2011). Ensino superior em Turismo: refletindo sobre a pedagogia das competências, a Taxonomia de Bloom e os valores do Tourism Education Future Initiative (TEFI). VII Anais ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, São Paulo, SP, Brasil. Acesso em: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/8/152.pdf
Shiroshima, H.; Massukado-Nakatani, M. S., & Brito, M. del M. (2013). La enseñanza superior en el área de turismo y su adecuación a las necesidades del mercado laboral: percepciones de los estudiantes y empresas del sector turístico de Curitiba/PR. X Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Universidade de Caxias do Sul, Santa Catarina, Caxias do Sul, Brasil. Acesso em: Titulo do Trabalho (anptur.org.br)
Valduga, M. C., & Oliveira, L. de. (2022). Monitoria em Hospitalidade e Meios de Hospedagem em tempos de pandemia: desafios do ensino remoto. XIX Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Recife, PE, Brasil. Acesso em: Template ANPTUR
Valduga, V., & Fernandes, A. do R. A. (2016). Turismo Pedagógico: uma práxis transdisciplinar entre o turismo e a pedagogia. XIII Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em:Titulo do Trabalho (anptur.org.br)
Veal, A. J. (2011). Metodologia de pesquisa em lazer e turismo. São Paulo: Aleph, 542p.
Velasquez, G. G. (2013). Ensino superior em turismo no Brasil: avanço ou retrocesso. X Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Universidade de Caxias do Sul, Santa Catarina, Caxias do Sul, Brasil. Acesso em: https://www.anptur.org.br/anais/anais/edicao_anterior.php
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Latino-Americana de Turismologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Salvo quando expressamente indicado em contrário, todo o conteúdo desta revista (RELAT) está licenciado por Creative Commons, Atribuição Não Comercial / Sem Derivações / 4.0 / Internacional (CC BY-NC-ND 4.0).
Portanto, os autores concordam que as obras publicadas nesta revista estão sujeitas aos seguintes termos:
1. A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do seu Centro Latino Americano de Turismologia (CELAT), aqui denominado como o editorial, conserva os direitos patrimoniais (direitos autorais) das obras publicadas.
© Centro Latino Americano de Turismologia (CELAT), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2020.
2. Pode-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, desde que: i) seja citada a autoria e a fonte original de sua publicação (revista, editorial e URL da obra); ii) não seja utilizada para fins comerciais; iii) seja mencionada a existência e as especificações desta licença de uso.