Formação e qualificação no turismo sob uma perspectiva da pesquisa nos anais do seminário ANPTUR (2005-2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13975706

Palavras-chave:

Ensino Superior, Turismo, Produção Acadêmica, Qualificação

Resumo

O artigo tem por finalidade identificar e analisar as produções acadêmicas (resumos) direcionadas a temática ensino superior no turismo, encontrados na base de dados da ANPTUR, na divisão científica ‘Formação e Pesquisa Científica’, grupo de trabalho (GT) ‘Formação e qualificação para o turismo’, tendo como recorte temporal os anos de 2005 a 2023. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo e quantitativo, com viés descritivo-exploratório e sistemático. Mediante a análise temática com a construção de mapas mentais e suporte do aplicativo Mindomo. Durante a coleta dos setenta e três (73) resumos e análise, notou-se na base da ANPTUR uma evolução dos resumos nos últimos anos sobre a temática ensino superior no turismo, trazendo contribuições significativas no campo teórico e na pesquisa aplicada, buscando refletir sobre novas atividades didático-pedagógicas realizadas na graduação e pós-graduação stricto sensu em turismo no Brasil. Nas considerações finais, apresentou-se uma visão geral da teoria abordada sugerindo-se a realização de trabalhos futuros, por se tratar de um tema essencial na área do turismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Santos Brito, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Turismo pela Universidade de São Paulo / USP (2022 - em andamento). Mestra em Artes, Patrimônio e Museologia pela Universidade Federal do Piauí / UFPI (2018). Graduada em Turismo pela Universidade Federal do Piauí / UFPI (2012). Professora substituta no curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal de São Carlos / UFSCar, Campus Sorocaba.

André Riani Costa Perinotto, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos / UNISINOS. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho / UNESP. Graduado em Turismo pela Universidade Metodista de Piracicaba / UNIMEP. Professor no curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Delta do Parnaíba / UFDPar. Professor Permanente do Mestrado em Turismo da Universidade Federal do Paraná / UFPR. Professor Permanente do Mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba / UFDPar.

Referências

Albuquerque, F. de A. M., & Neto, A. Q. (2014). Ensino superior em turismo: perspectivas e desafios. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(21/22), 231-239. Acesso em: Ensino superior em turismo: perspectivas e desafios (usp.br)

Allis, T., & Freitas, J. A. de. (2023). Contando, aprendemos: produção de podcasts como estratégia de ensino-aprendizagem em turismo. Caderno Virtual de Turismo, 23(2), 26-43. DOI: http://dx.doi.org/10.18472/cvt.23n2.2023.2064

Allis, T., & Freitas, J. A. de. (2022). Contando, aprendemos: produção de podcasts como estratégia de ensino-aprendizagem em turismo. XIX Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Recife, PE, Brasil. Acesso em: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/19/2442.pdf

Alves, A. S., & Santos, A. J. C. (2023). Análise sobre o estágio extracurricular sob o olhar dos estudantes e egressos do curso superior em Gestão de Turismo do IFMA Alcântara. XX Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Niterói, RJ, Brasil. Acesso em: 3330.pdf (anptur.org.br)

Almeida, L. G. B. de., & Gama, G. L. G. (2023). As temáticas sobre diversidade nas graduações tecnológicas em Gestão de Turismo da rede federal de ensino: uma análise curricular representativa dos cursos brasileiros. XX Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Niterói, RJ, Brasil. Acesso em: Template ANPTUR

ANPTUR, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. (2023). Divisões científicas. Acesso em: https://www.anptur.org.br/seminario/2023/files/submissao/chamada-trabalho.pdf

ANPTUR, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. (2023). Anais do Evento. Acesso em: Anais ANPTUR.

Aranha, K. C., & Rocha, F. D. C. (2014). Reflexões acerca do ensino no curso superior de turismo: realidade, desafios e tendências. Revista Iberoamericana de Turismo, 4 (2), 67-76. Acesso em: Vista do REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO NO CURSO SUPERIOR DE TURISMO: REALIDADE, DESAFIOS E TENDÊNCIAS (ufal.br)

Araújo, M. R.V. de., & Ferreira, D. V.; Cisne, R. (2018). A Construção do Conhecimento Turístico: Uma Análise da Produção Científica em uma Instituição de Ensino Superior da Região Metropolitana do Recife. XV Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, São Paulo, SP, Brasil. Acesso em: Template ANPTUR.

Azeredo, B. V.; Masiero, L. L., & Silveira, C. E. (2023). Acompanhamento profissional dos egressos do Programa de Pós - Graduação em Turismo da UFPR. XX Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Niterói, RJ, Brasil. Acesso em: [resumo] Acompanhamento profissional dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Turismo da UFPR (anptur.org.br).

Bassinello, P. Z., & Cruz, M. N. da. (2008). V Anais ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Belo Horizonte, MG, Brasil. Acesso em: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/5/84.pdf

Barreto, M.; Tamanini, E., & Silva, M. I. P. da. (2004). Discutindo o ensino universitário de turismo. Campinas, SP: Papirus.

Bittencourt, F. T. R.; Silva, R. R. da., & Zouain, D. M. (2022). Estágio Profissional em Turismo: Expectativas dos Alunos de Instituições de Ensino Superior. XIX Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Recife, PE, Brasil. Acesso em: 2361.pdf (anptur.org.br).

Borges, A. A.; Santos, I. S. dos., & Scrivano, P. (2021). Existe uma teoria do turismo? Visão dos alunos de Pós-graduação em Turismo do Brasil. XVIII Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em: Microsoft Word - 2036.doc (anptur.org.br).

Buzan, T. (2009). Mapas mentais: Métodos criativos para estimular o raciocínio e usar ao máximo o potencial do seu cérebro. São Paulo: Sextante.

Braun, V., & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in Psychology. Pesquisa Qualitativa em Psicologia, 3 (2), 77-101.

Brasil. (2019). Capes - Documento de Área – Área 27: Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. Acesso em: Requisitos para apresentação de propostas de cursos novos (APCN) (www.gov.br), [Acesso em: 10 abr 2022].

Brandão, J. M. F. (2019). O Jogo Pedagógico Blá Blá TuH: uma inovação para o ensino-aprendizagem em turismo e Hotelaria. XVI Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Curitiba, PR, Brasil. Acesso em: Template ANPTUR.

Brandão, J. M. F.; Temoteo, J. A. G., & Silva, A. B. da. (2017). “Mar calmo nunca fez bom marinheiro”: um estudo sobre as âncoras de carreira e a formação de alunos de turismo e hotelaria da UFPB. XIV Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em: 854.pdf (anptur.org.br)

Brandão, J. M. F., & Temoteo, J. A. G.(2015). “Como eu aprendo?”: um estudo sobre os estilos de aprendizagem de discentes do Curso de Bacharelado em Hotelaria da UFPB. XII Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em: Microsoft Word - 61.doc (anptur.org.br)

Braga, D. C. (2014). Profissionalização em Turismo: a relação entre mercado, educação formal e ensino a distância. XI Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em: 44.pdf (anptur.org.br)

Brito, A.S.; Panosso Netto, A., & Perinotto, A. R. C. (2024). Aproximações teóricas sobre a construção da identidade profissional docente na pós-graduação stricto sensu em turismo, hospitalidade e áreas afins no Brasil. El Periplo Sustentable, 47(2), 55-75. DOI: https://doi.org/10.36677/elperiplo.v0i47.22165

Brito, A. B.; Oliveira, J. L., & Panosso Netto, A. (2023). Análise da pós -graduação stricto sensu em turismo, hospitalidade e áreas afins no Brasil (1997 -2021). XX Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Niterói, RJ, Brasil. Acesso em: Template ANPTUR

Brito, A. S., & Perinotto, A.R. C. (2021). Docência e ensino em turismo: ensinar a quem? Academic Journal of Studies in Society, Sciences and Technologies – Geplat Papers, 2 (3). Acesso em: View of Docência e ensino em turismo: ensinar a quem? (geplat.com)

Brito, A. S., & Perinotto, A. R. C. (2020). Docência e Ensino em Turismo: ensinar a quem? . XVII Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em: Template ANPTUR

Brito, A. S., & Souza, L. C. (2018). Relações de ensino-aprendizagem e os desafios do bacharel em turismo na docência universitária: o caso de uma instituição de ensino superior (IES). Revista Iberoamericana de Turismo, 8 (1), 74-99.

Brito, M. C. M. e S. de.; Rangel, B. S., & Silveira, C. E. (2020). A Formação do Bacharel em Turismo: uma análise da oferta de Libras nos cursos superiores no Brasil. XVII Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em:1681.pdf (anptur.org.br)

Bezerra, B. C. C.; Silva, D. L. B. da.; Montezano, L., & Panosso Netto, A. (2023). Professor bom é aquele que...: as competências necessárias aos docentes dos cursos superiores de Turismo e Hotelaria no Brasil. XX Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Niterói, RJ, Brasil. Acesso em: Resumo ANPTUR 2023 - competencias docentes.doc

Bittencourt, F. T. R., & Zouain, D. M. (2023). Formação Superior em Turismo no Brasil: Análise dos Conhecimentos, Habilidades, Atitudes e Competências Esperadas de Egressos do Curso de Bacharelado. XX Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Niterói, RJ, Brasil. Acesso em: 3258.pdf (anptur.org.br)

Bonfim, I. O. B.; Bassinello, P. Z., & Freitag, M. J. C. (2019). Expansão, crise, declínio e segmentação no ensino superior em turismo: um recorte do estado de mato grosso do sul. Revista Turismo em Análise, 30 (2), mai-ago, 214-230. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v30i2p214-230

Bok, D. C. (1988). Ensino superior. Rio de Janeiro: Forense – Universitária, 231p.

Castelli, M. D. B. (2012). Docência reflexiva no ensino superior: processo dialógico de reelaboração de saberes. IX Anped Sul – Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, Curitiba, PR, Brasil.

Carvalho, R. C. O. de. Vieira, S., & Viana, M. dos S. (2012). Visitas Técnicas: Ensino-Aprendizagem no Curso de Turismo. IX Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Universidade Anhembi Morumbi - São Paulo, Brasil. Acesso em: 92.pdf (anptur.org.br)

Catramby, T. C. V., & Silva Junior, D. N. (2018). Estudo e compreensão do estado da arte da área de Educação e Turismo: tomando por base os artigos publicados no periódico Annals of Tourism Research. XV Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, São Paulo, SP, Brasil. Acesso em:Template ANPTUR

Catramby, T. C. V.; Bartholo Jr, R. dos S., & Delamaro, M. C. (2011). Pesquisa, ensino e extensão em Turismo: identificando seus principais fatores críticos.VIII Anais ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Balneário Camboriú, SC, Brasil. Acesso em: 78.pdf (anptur.org.br)

Catramby, T., & Macedo, A. P. de. (2008). Ensino à distância – desafios e oportunidades na formação de professores. V Anais ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Belo Horizonte, MG, Brasil. Acesso em: Ensino à Distância Œ Desafios e Oportunidades na Formação de Professores (anptur.org.br)

Catai, H., & Molina, S. R. (2009). Ensino à Distância em Cursos de Turismo – Ensaiando novos paradigmas e o caso da Unaerp. VI Anais ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, São Paulo, SP, Brasil. Acesso em: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/6/31.pdf

Cavenaghi, A. J.; Decker, K.; Sogayar, R.; Barcelos, R., & Funcia, T. (2009). Do Ensino a Aprendizagem: Um Estudo Exploratório Sobre As Percepções do Ensino e Aprendizagem de um Curso de Hotelaria da Cidade de São Paulo: uma Nova Abordagem de Análise. VI Anais ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, São Paulo, SP, Brasil. Acesso em: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/6/38.pdf

Carvalho, R. C. de. (2009). Cursos Superiores de Tecnologia em Turismo: Reflexões Sobre os Desafios em Face à Realidade Atual. VI Anais ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, São Paulo, SP, Brasil. Acesso em: roberta_cajaseiras(revisado) (anptur.org.br)

Carvalho e Silva, E. M. de.; Trentin, F., & Moraes, C. C. de A. (2010). Panorama dos Cursos de Turismo das Universidades Públicas Federais da Região Sudeste do Brasil. VII Anais ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, São Paulo, SP, Brasil. Acesso em: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/7/122.pdf

Claudino, A. de L.; Araújo, J. M. S. de., & Cavalcante, I. C. O. G. da S. (2021). Metodologias para o processo ensino-aprendizagem no turismo: uma análise nos estudos da ANPTUR. XVIII Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em: Microsoft Word - 2164.doc (anptur.org.br)

Celeste Filho, M. (2012). A institucionalização do turismo como curso universitário - décadas de 1960 e 1970. Revista Iberoamericana de Turismo – RITUR, Penedo, 2 (2), p. 4-22, jul./dez. Acesso em: CELESTEFILHO-ARTIGO.pdf (usp.br)

Creswell, J. (2010). Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3 ed. Porto Alegre: Artmed.

Costa Novo, C. B. M.; Noda, S. do N., & Simonetti, S. R. (2016). A iniciação científica do Curso de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas. XIII Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em: 543.pdf (anptur.org.br)

D'Alberto, A. M. F.; Fernandes, L. R., & Maia, F. B. de A.(2006). A Interdisciplinaridade como Prática Acadêmica essencial à construção do saber turístico no Curso de Turismo do IBES.III Anais ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Caxias do Sul, RS, Brasil. Acesso em: Microsoft Word - GT02-4.doc (anptur.org.br)

Denyer, M.; Furnémont, J.; Poulain, R., & Vanloubbeeck, G. (2007). Las competências en la Educación – um balance. México: Fondo de Cultura Económica.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.

Ferragi, C. A., & Vieira, M. de O. (2019). Viagens de campo como ferramentas educacionais úteis na aprendizagem. XVI Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Curitiba, PR, Brasil. Acesso em: 1509.pdf (anptur.org.br)

Gastal, S.; Leite, J. C. C., & Antunes, J. R. (2005). Possibilidades didáticas e sociais no exercício da pesquisa. II Anais ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, São Paulo, SP, Brasil. Acesso em: Microsoft Word - Possibilidades didáticas e sociais no exercício da pesquis– (anptur.org.br)

Gil, A. C. (1991). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas.

Gerhardt, T. E., & Silveira, D. T. (org.). (2009). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS.

Ghiraldello, L., & Mercuri, E. N. G. da S. (2015). Integração Acadêmica de Estudantes do Ensino Superior: um estudo sobre ingressantes de um curso de turismo. Revista Turismo em Análise, 26 (2), 403-425. Acesso em: www.revistas.usp.br

Ghirotti, G. M.; Silva, N. R. da.; Oliveira, R. R. de. Freire, E. F., & Batista, S. S. dos S. (2022). A Iniciação Científica na vida acadêmica: relato de experiência de alunas do curso superior de Tecnologia em Gestão de Turismo. XIX Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Recife, PE, Brasil. Acesso em: RESUMO_A Iniciação Científica na vida acadêmica_relato de experiência de alunas do curso superior de Tecnologia em Gestão de Turismo.docx (anptur.org.br)

Gomes, M. A. L.; Silva, I. L. O. S., & Sousa, D. S. de. (2020). Produção de conhecimento via pesquisa: expostos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão De Turismo do IFCE. XVII Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em: Template ANPTUR

Gomes, C. L.; Souza, T. R. de.; Cândido, J. G., & Cruz, T. F. M. da. (2009). Lazer, Turismo e Formação Profissional: Refletindo Sobre o Lazer no Contexto dos Cursos de Graduação em Turismo de Minas Gerais. VI Anais ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, São Paulo, SP, Brasil. Acesso em: 107.pdf (anptur.org.br)

Gondim, C. B.; Lima , A. G. A., & Rodrigues, D. M. L. (2012). Análise dos Estágios Supervisionados Obrigatórios do Curso de Hotelaria da UFPB: características e desafios. IX Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Universidade Anhembi Morumbi - São Paulo, Brasil. Acesso em: Titulo do Trabalho (anptur.org.br)

Jesus, V. L. R. de. (2012). Um panorama da educação superior em turismo no Brasil com base nos resultados do ENADE 2006 e 2009. IX Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Universidade Anhembi Morumbi - São Paulo, Brasil. Acesso em: Microsoft Word - artigo anptur final

Lima, A. V. de B., & Melo e Silva, S. D. C. de. (2007). Bacharel em turismo: profissional sem formação de mercado ou mercado sem conhecimento da profissão? IV Anais ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, São Paulo, SP, Brasil. Acesso em: FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM TURISMO E O MERCADO DE TRABALHO: Estudo de caso sobre a formação profissional oferecida pelo Curso de Turismo da UFPB e as exigências profissionais do trade turístico de João Pessoa (anptur.org.br)

Leal, S. R.; Tribe, J., & Holanda, L. A. de. (2013). Percepções de docentes sobre a voz dos estudantes em relação à qualidade no Ensino Superior em Turismo no Brasil. Revista Turismo em Análise, 24 (2), 459-478.

Lima, J. R., & Rejowski, M. (2012). Ensino superior em turismo no Brasil: a produção acadêmica de dissertações e teses (2000-2009), Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 5 (3), 406-432, dez. DOI: https://doi.org/10.7784/rbtur.v5i3.462

Lima, F. de.; Gastal, S. de A., & Santos, M. M. C. dos. (2012). Ensino em Turismo e Hotelaria: presença da Universidade de Caxias do Sul. IX Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Universidade Anhembi Morumbi - São Paulo, Brasil. Acesso em: 94.pdf (anptur.org.br)

Lima, F. N. T., & Vasconcelos, S. M. F. (2019). Discussões sobre formação em Turismo nas IES de Fortaleza-CE: definições e de Turismo por alunos egressos. XVI Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Curitiba, PR, Brasil. Acesso em:Template ANPTUR

Lima, F. N. T., & Vasconcelos, S. M. F. (2020). Currículo e formação profissional: uma análise dos cursos de Turismo de Fortaleza-CE. XVII Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em: Template ANPTUR

Lima, C. L. de., & Barreto, L. M. T. da S. (2021).Ensino remoto em tempos de pandemia: Uma análise dos impactos e desafios na formação do profissional de turismo. XVIII Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em: 2079.pdf (anptur.org.br)

Lima, F. de.; Costa, B. V.; Martins, R. E. M. de S., & Ferreira, L. T. (2023). Visitas técnicas, viagens técnicas, saídas de campo e outros binômios afins nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Turismo: panorama nacional e reflexões iniciais. XX Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Niterói, RJ, Brasil. Acesso em: Template ANPTUR

Mascarenhas, R. G. T., & Souza, L. F. de. (2021). Adaptações do sistema presencial ao remoto em função da pandemia Covid-19: a experiência de curso superior em turismo em instituição de ensino superior estadual. Revista Turismo & Cidades, 3 (7), pp. 34-59. Edição Especial – Educação, Qualificação profissional e Turismo em tempos de pandemia. Acesso em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/turismoecidades/article/view/17397

Machado, N. J. (2016). Educação – Autoridade, Competência e Qualidade. São Paulo: Escrituras.

Marinho, M. F.; Santos, M. M. C. dos., & Ferreira, L. T. (2017). Relação entre universo histórico-conceitual do turismo, educação superior em turismo e interdisciplinaridade: abordagem panorâmica da produção de conhecimento na base de dados Scopus. XIV Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em: 873.pdf (anptur.org.br)

Marinho, M. F.; Vicente, T. R., & Marcelino, T. de O. (2016). Percepção de alunos sobre projeto interdisciplinar, de curso de Turismo da Faculdade de Comunicação Tecnologia e Turismo de Olinda (FACOTTUR/PE). XIII Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em: Titulo do Trabalho (anptur.org.br)

Marinho, M.F.; Cisne, R. C., & Vicente, T. (2013). Ensaio teórico-prático: Pressupostos epistemológicos presentes no processo de planejamento docente de projeto interdisciplinar. X Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Universidade de Caxias do Sul, Santa Catarina, Caxias do Sul, Brasil. Acesso em: Titulo do Trabalho (anptur.org.br)

Mendes, J., & Campos, A. C. (2012). Educação Superior em Turismo para o Século XXI: o Caso da Universidade do Algarve. IX Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Universidade Anhembi Morumbi - São Paulo, Brasil. Acesso em: TemplateNovoanptur2012B(1)

Moreira, C. B. G.; Neves, J. N. A., & Gomes Filho, W. (2009). Ensino Superior em Hotelaria na Cidade de São Paulo: Bacharelados versus Tecnólogos. VI Anais ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, São Paulo, SP, Brasil. Acesso em: 156.pdf (anptur.org.br)

Moraes Lima, L, B. B. de B.; Oliveira, A. N. de.; Vilarinho, A.C. B.; Martins, D. F. Q.; Gonçalves, L. R. F. G.; Lunas, M. C. F. da S.; Castro, R. M. J. C. de., & Silva, R. C. da. (2022). Mestrado Profissional em Turismo no Centro-Oeste: Proposta de ensino híbrido e integrado. XIX Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Recife, PE, Brasil. Acesso em: Template ANPTUR

Mota, K. C. N., & Anjos, F. A. dos. (2012). Bacharelado ou Tecnológico Como Opção de Curso Superior de Turismo no Nordeste Brasileiro: O Caso do Instituto Federal do Ceará (IFCE). IX Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Universidade Anhembi Morumbi - São Paulo, Brasil. Acesso em: Microsoft Word - ANPTUR o caso do IFCE

Mota, K. C. N. (2010). O Ensino Multidisciplinar de Turismo e a Nova Ótica da Cientificidade. VII Anais ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, São Paulo, SP, Brasil. Acesso em: Titulo do Trabalho (anptur.org.br)

Molina, M. L.; Censon, D., & Perinotto, A. R. C. (2021). Turismo e educação ao longo da vida: reflexões a partir do Projeto Turismo Pedagógico e Receptivo. XVIII Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em: Microsoft Word - 2143.doc (anptur.org.br)

Nascimento, M. G., & Silveira, C. E. (2020). A formação superior em turismo e o mercado de trabalho: percepções dos alunos acerca da importância de disciplinas para seu crescimento profissional e pessoal. XVII Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em: 1821.pdf (anptur.org.br)

Panosso Netto, A.; Trigo, L. G. G., & Silveira. C.E. (2017). Knowledge Transfer To and Within Tourism: Academic, Industry and Government Bridges Bridging Tourism Theory and Practice, Emerald Publishing Limited, 8, 113-128.

Panosso Netto, A., & Trentin, F.(2013). Ensino e investigação do turismo nos países lusófonos. X Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Universidade de Caxias do Sul, Santa Catarina, Caxias do Sul, Brasil. Acesso em: Titulo do Trabalho (anptur.org.br)

Panosso Netto, A. (2005). Publicações em turismo no Brasil. II Anais ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, São Paulo, SP, Brasil. Acesso em: Microsoft Word - Publicações em turismo no Brasil .doc (anptur.org.br)

Perinotto, A. R. C.; Santos, P. L. dos., & Brito, A. S. (2016). Graduação em Turismo no Brasil: evolução, articulações didáticas e desafios para turismólogo docentes. Revista Humanidades, 3 (11), 42-65. DOI: https://doi.org/10.5020/23180714.2016.31.1.42-65

Ramos, M. da G. G.; Garcia, T. E. M., & Müller, D. (2013). Curso de Bacharelado em Turismo/UFPel: Reflexões sobre Ampliação do Acesso e Evasão. X Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Universidade de Caxias do Sul, Santa Catarina, Caxias do Sul, Brasil. Acesso em: Microsoft Word - anptur enviado -autores-1.doc

Ramos, M. da G. G., & Garcia, T. E. M.(2014). Cursos Superiores de Turismo & Enade: uma abordagem do desempenho acadêmico. XI Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em: Titulo do Trabalho (anptur.org.br)

Ramos, A. M. O.; Sousa, C. A. G.; Gomes, C. L.; Veiga, R. T., & Souza, T. R. de. (2008). O Lazer nos cursos de graduação em turismo de Minas Gerais: refletindo acerca de currículo e das diretrizes curriculares nacionais. V Anais ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Belo Horizonte, MG, Brasil. Acesso em: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/5/117.pdf

Rejowski, M. (1996). Turismo e Pesquisa Científica. Campinas: Papirus.

Rejowski, M., & Leal, S. R. (2012). Uso de casos para ensino em turismo: estratégia de ensino-aprendizagem para a formação superior no Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 6 (1), jan-abr, 109-126. DOI: https://doi.org/10.7784/rbtur.v6i1.459

Rejowski, M., & Ferro, R. (2016). Gastronomia na formação superior em turismo no Brasil: pré-análise de currículos de cursos de graduação. XIII Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em: Titulo do Trabalho (anptur.org.br)

Ricoeur, P. (1995). Em torno ao político. São Paulo: Loyola.

Rodrigues, D. M. L., & Menezes, P. D. L. de. (2010). Formação Docente Em Turismo: Uma Aproximação Teórica. VII Anais ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, São Paulo, SP, Brasil. Acesso em: (Microsoft Word - Forma347343o Docente Em Turismo ANPTUR 2010 Sem identifica347343o)

Teixeira, R. M. (2001). Ensino superior em turismo e hotelaria no Brasil: um estudo exploratório. Revista Turismo em Análise, 12 (2), nov., 07-31. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v12i2p7-31

Sales, A. K. da S.; Andrade, C. G. de.; Raulino, M. C. F., & Silva. C. F. de L. S. da. (2010). Percepção dos Acadêmicos e Professores de Turismo em Relação à Formação e a Profissão. VII Anais ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, São Paulo, SP, Brasil. Acesso em: Microsoft Word - Percepção dos Acadêmicos e Professores de Turismo em Relação à Formação e a Profissão. (anptur.org.br)

Santos,J. S. dos., & Santos, A. F. L. dos. (2017). Reflexão sobre o contexto de criação do curso superior de turismo no Brasil. XIV Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em: 752.pdf (anptur.org.br)

Santos, B. S. (2000). A crítica da razão indolente. São Paulo: Cortez.

Seixas, E. P. de A.; Araújo, M. V. P. de.; Brito, M. L. de A., & Fonseca, G. F. (2017). Dificuldades e desafios na aplicação de metodologias ativas no ensino de turismo: um estudo em instituição de ensino superior. Revista Turismo, Visão e Ação, 19 (3), set./dez., 566-588. Acesso em: Dificuldades e desafios na aplicação de metodologias ativas no ensino de turismo: Um estudo em Instituição de Ensino Superior (redalyc.org)

Silva, K. de O. da., & Silva, G. G. L. da. (2014). A oferta de cursos superiores públicos em turismo e áreas afins em relação aos 65 destinos indutores do turismo no Brasil. XI Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso emTitulo do Trabalho

Silva, M. H.; Hastenreiter, R. S. da C.; Santos, M. L., & Silva, I. C. M. da. (2020). Do ensino presencial ao remoto: experiências dos docentes do bacharelado em turismo durante a pandemia. XVII Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em: Template ANPTUR

Silva, D. L. B. da.; Almeida, I. C. de., & Montezano, L. (2019). Motivos da evasão e momento pós-evasão em estudantes dos cursos de Turismo e Hotelaria de Universidade Federal da Região Nordeste. XVI Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Curitiba, PR, Brasil. Acesso em: 1430.pdf (anptur.org.br)

Silveira, C. E. (2017). Novas tendências na formação superior em turismo no Brasil: impactos no mercado de trabalho de turismólogos ou de professores de turismo? XIV Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil.Acesso em: 849.pdf (anptur.org.br)

Silveira, C. E.; Medaglia, J., & Gândara, J. M. G. (2012). Quatro décadas de ensino superior de turismo no brasil: dificuldades na formação e consolidação do mercado de trabalho e a ascensão de uma área de uma área de estudo como efeito colateral. Turismo -Visão e Ação, 14 (1), jan./abr. DOI: 10.14210/rtva.v14n1.p006-018

Sogayar, R. L., & Rejowski, M. (2011). Ensino superior em Turismo em busca de novos paradigmas educacionais: problemas, desafios e forças de pressão. Turismo -Visão e Ação, 13 (1), set./dez. Acesso em: ENSINO SUPERIOR EM TURISMO EM BUSCA DE NOVOS PARADIGMAS EDUCACIONAIS: PROBLEMAS, DESAFIOS E FORÇAS DE PRESSÃO (redalyc.org)

Sousa, R. J. de. (2015). Viagens técnicas: instrumentos potenciais de aprendizagem nos Cursos Superiores de Tecnologia em Turismo no Brasil. XII Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em: Microsoft Word - 62.doc (anptur.org.br)

Souza, R. J. de., & Cachinho, H. (2013). O ensino das atividades experienciais nos cursos superiores de tecnologia em turismo no Brasil. X Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Universidade de Caxias do Sul, Santa Catarina, Caxias do Sul, Brasil. Acesso em: https://www.anptur.org.br/anais/anais/edicao_anterior.php

Sousa, A. L. B. de., & Salete Gonçalves, S. (2009). Os Planos de Ensino da Disciplina Lazer nos Cursos de Turismo: Um Estudo nas Instituições de Ensino Superior da Cidade do Natal. VI Anais ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, São Paulo, SP, Brasil. Acesso em: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/6/158.pdf

Sogayar, R. L., & Lona, M. (2011). Ensino superior em Turismo: refletindo sobre a pedagogia das competências, a Taxonomia de Bloom e os valores do Tourism Education Future Initiative (TEFI). VII Anais ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, São Paulo, SP, Brasil. Acesso em: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/8/152.pdf

Shiroshima, H.; Massukado-Nakatani, M. S., & Brito, M. del M. (2013). La enseñanza superior en el área de turismo y su adecuación a las necesidades del mercado laboral: percepciones de los estudiantes y empresas del sector turístico de Curitiba/PR. X Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Universidade de Caxias do Sul, Santa Catarina, Caxias do Sul, Brasil. Acesso em: Titulo do Trabalho (anptur.org.br)

Valduga, M. C., & Oliveira, L. de. (2022). Monitoria em Hospitalidade e Meios de Hospedagem em tempos de pandemia: desafios do ensino remoto. XIX Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Recife, PE, Brasil. Acesso em: Template ANPTUR

Valduga, V., & Fernandes, A. do R. A. (2016). Turismo Pedagógico: uma práxis transdisciplinar entre o turismo e a pedagogia. XIII Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Brasil. Acesso em:Titulo do Trabalho (anptur.org.br)

Veal, A. J. (2011). Metodologia de pesquisa em lazer e turismo. São Paulo: Aleph, 542p.

Velasquez, G. G. (2013). Ensino superior em turismo no Brasil: avanço ou retrocesso. X Seminário ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Universidade de Caxias do Sul, Santa Catarina, Caxias do Sul, Brasil. Acesso em: https://www.anptur.org.br/anais/anais/edicao_anterior.php

Downloads

Publicado

2024-10-24

Como Citar

Brito, A. S., & Perinotto, A. R. C. (2024). Formação e qualificação no turismo sob uma perspectiva da pesquisa nos anais do seminário ANPTUR (2005-2023). Revista Latino-Americana De Turismologia, 10(Regular). https://doi.org/10.5281/zenodo.13975706

Edição

Seção

ESTUDO DE CASO/ CASE STUDY /ESTUDIO DE CASO