As Influências das Novelas Brasileiras para o Turismo Ferroviário a Partir de um Caso de Estudo
Palavras-chave:
Turismo Ferroviário, Novela, Representações SociaisResumo
A relação entre novelas e o turismo ferroviário no Brasil é o tema deste artigo.Esse estudo é exploratório e descritivo, sendo realizado por meio de pesquisa bibliográfica, coleta e organização de dados secundários. O caso selecionado foi a Maria Fumaça Campinas no Estado de São Paulo, que já serviu de cenário para diversas novelas como apontam: o Governo do Estado de São Paulo (2009), o website da operadora Maria Fumaça Campinas (2019) e websites como Guia do Viajante (2019). Para uma visão geográfica do caso de estudo, foi utilizado o software QGis3.8 Zanzibar, já para a análise textual (Análise de Similitude, Análise Fatorial de Correspondência e Nuvem de Palavras) foi utilizado o software Iramuteq versão 0.7 alfa 2. Este artigo fornece um snapshot das oportunidades de conectar novelas e turismo ferroviário; e uma compreensão das influências das novelas brasileiras na relação entre ferrovia e turismo por meio da análise de representações sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Turismologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Salvo quando expressamente indicado em contrário, todo o conteúdo desta revista (RELAT) está licenciado por Creative Commons, Atribuição Não Comercial / Sem Derivações / 4.0 / Internacional (CC BY-NC-ND 4.0).
Portanto, os autores concordam que as obras publicadas nesta revista estão sujeitas aos seguintes termos:
1. A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do seu Centro Latino Americano de Turismologia (CELAT), aqui denominado como o editorial, conserva os direitos patrimoniais (direitos autorais) das obras publicadas.
© Centro Latino Americano de Turismologia (CELAT), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2020.
2. Pode-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, desde que: i) seja citada a autoria e a fonte original de sua publicação (revista, editorial e URL da obra); ii) não seja utilizada para fins comerciais; iii) seja mencionada a existência e as especificações desta licença de uso.