Pesquisa em Turismo no Âmbito dos Programas Brasileiros de Pós-Graduação em Geografia: a Plataforma Sucupira e o Banco de Teses e Dissertações da Capes como ferramentas metodológicas

Autores

  • Christiano Henrique da Silva Maranhão Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN
  • Francisco Fransualdo de Azevedo

DOI:

https://doi.org/10.34019/2448-198X.2018.v4.10052

Palavras-chave:

Plataforma Sucupira. Banco de teses e dissertações. Informações digitais. Pós-graduação. Brasil.

Resumo

Este relato apresenta as principais potencialidades e limites da Plataforma Sucupira e do Banco de teses e dissertações-Capes, no que se refere ao acesso de informações acadêmico-gerenciais e à catalogação digital (teses e dissertações) em nível de pós-graduação stricto sensu no Brasil, a partir da expertise operacionalizada na tese “A digital geográfica do turismo: uma análise teórico-metodológica e conceitual de teses e dissertações, no âmbito dos programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu em geografia”, defendida em fevereiro de 2017, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Metodologicamente, trata-se de um relato avaliativo-explicativo, de viés qualitativo. Como principais potencialidades destacam-se: o controle gerencial articulado e a interface digital moderna e didática. Como principal limite destaca-se a impossibilidade de acesso a todos os trabalhos, na íntegra para download. Conclui-se que a Plataforma Sucupira e o Banco de teses e dissertações-Capes são instrumentos que possibilitam o acesso de informações que antes eram onerosas para o pesquisador coletar. Contudo, alguns ajustes ainda precisam ser feitos a fim de que esses instrumentos continuem possibilitando estudos inéditos, favorecendo a continuidade da pesquisa científica brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christiano Henrique da Silva Maranhão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN

Bacharel em Turismo; Mestre em Turismo e Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Edições 70. Lisboa, Portugal, 2004.

BRASIL, Ministério da Educação. Novo desenho garante melhorias à Plataforma Sucupira da Capes, 2014. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/35995.> Acesso em 25 de julho de 2017.

CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plataforma Sucupira. Disponível em: < http://www.capes.gov.br/avaliacao/plataforma-sucupira>. 01 abril, 2014. Acesso em 25. Julho. 2017.

______; Plataforma Sucupira ganha novo layout. 08. Maio, 2017. Disponível em:< http://www.capes.gov.br/component/content/article/36-salaimprensa/noticias/8383-plataforma-sucupira-ganha-novo-layout>. Acesso em 25 de julho de 2017.

______;Banco de Teses e Dissertações. Disponível em: < http://bancodeteses.capes.gov.br/banco-teses/#!/>. Acesso em 25 de Julho de 2017.

CORRÊA, Roberto Lobato. Análise crítica de textos geográficos: breves notas. Revista do departamento de geografia-UERJ. Nº14. p. 7-18.2003

DA SILVA, Giseane Pescador. A Importância dos Acervos Digitais. Revista Brasileira de Arqueometria, Restauração e Conservação - ARC - Vol. 3 - Edição Especial– CICRAD. Editora AERPA, 2010.

FERREIRA, Miguel. Introdução à preservação digital: Conceitos, estratégias e
actuais consensos. Guimarães (Por). Escola de Engenharia da Universidade do Minho. 2006.

FREITAS, J.D; CRUZ, K.R. A importância da digitalização dos documentos memoriais da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM). Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia - Informação e Sociedade: a importância da Biblioteconomia no processo de preservação da memorial documental. Jan.2012.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica. Teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 32 ed. Petrópolis, Rio de janeiro: Vozes,2013.

MARANHÃO, Tatiana de P. A. Produção interdisciplinar de conhecimento científico no Brasil: temas ambientais. Revista Sociedade e Estado, v. 25, n. 3 set./dez. 2010.

MENEGHEL, Stela M et al. Produção de conhecimento no contexto brasileiro: perspectivas de instituições emergentes. Atos de Pesquisa em Educação – PPGE/ME FURB, v 2, n. 3, p. 444-460, set./dez. 2007.

MIRANDA, Antonio Lisboa Carvalho de, Os conteúdos e a sociedade da informação no Brasil. DataGramaZero, Revista de Ciência da Informação. 2000.

THOMAZ, K. P.; SOARES, A. J. A preservação digital e o modelo de referência Open Archival Information System (OAIS). DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação. v. 5, n. 1, 2004. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/fev04/Art_01.htm>. Acesso em 7 jun. 2004.

VEAL, Anthony. Metodologia de pesquisa em lazer e turismo. Tradução: Gleice Guerra; Mariana Adligue. São Paulo: Aleph, 2011. Série turismo.

Downloads

Publicado

2018-11-26

Como Citar

Maranhão, C. H. da S., & Azevedo, F. F. de. (2018). Pesquisa em Turismo no Âmbito dos Programas Brasileiros de Pós-Graduação em Geografia: a Plataforma Sucupira e o Banco de Teses e Dissertações da Capes como ferramentas metodológicas. Revista Latino-Americana De Turismologia, 4(1), 85–95. https://doi.org/10.34019/2448-198X.2018.v4.10052

Edição

Seção

RESULTADOS DE TESE DOUTORAL