Processo inflamatório na asma e rinite alérgica
Palavras-chave:
Asma. Rinite alérgica. Óxido nitrico exalado.Resumo
Asma e rinite são condições clínicas que frequentemente coexistem em um mesmo paciente, com forte impacto na vida social e no desempenho escolar de crianças e adolescentes. A severidade de ambas as doenças é proporcional, estando a gravidade dos sintomas de rinite alérgica relacionada à necessidade de internações nas crises de asma. Estas doenças apresentam condições fisiopatológicas semelhantes que têm como característica a reação inflamatória que ocorre na mucosa de vias aéreas, resultante de complexas interações entre células inflamatórias, estruturais e mediadores químicos, independente da intensidade da manifestação clínica. A monitoração do grau da inflamação é de fundamental importância para o controle da asma e da rinite e, para tal, são considerados ideais, além de parâmetros clínicos, marcadores laboratoriais como contagem de células inflamatórias em lavado brônquico e de vias aéreas superiores, assim como medida de fração de óxido nítrico exalado (FeNO).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.