Metodologias ativas no processo de aprendizagem da disciplina Nutrição em Saúde Pública
Palabras clave:
Aprendizado, Formação Profissional, Saúde PúblicaResumen
Debates contemporâneos nas universidades sobre o processo ensino aprendizado têm
sido ampliados, uma vez que a formação em saúde exige cada vez mais o desenvolvi-
mento de competências frente às necessidades atuais de saúde. Mudanças nos para-
digmas do ensino tradicional para o inovador, encontram nas metodologias ativas (MA),
estratégias para o protagonismo dos estudantes na construção do saber e no desenvol-
vimento de competências preconizadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cur-
sos da área de saúde. Nessa perspectiva, objetiva-se relatar a experiência da utilização
de MA na disciplina Nutrição em Saúde Pública. Em todos os conteúdos abordados foi
empregada uma técnica ativa dentre as quais: Aprendizagem Baseada em Equipes, Dra-
matização, Café Mundial, “O que sabemos sobre”, Problematização e vivências práticas
em cenários reais. Durante o semestre, os discentes ainda constroem coletivamente em
pequenos grupos, o Portfólio Reflexivo, um dos instrumentos de avaliação. As impres-
sões positivas, negativas e sugestões relativas à aprendizagem são levantadas ao final
do processo. Para a aplicação das técnicas citadas, diferentes materiais foram produzi-
dos pela monitora e docente tais como “raspadinhas”, roteiros para dramatização e dis-
cussão de casos clínicos, cartazes com questões norteadoras e de aprendizagem, além
da elaboração de material descritivo de todas essas aulas. A monitora mostrou-se mo-
tivada na preparação e participação das atividades, aspectos importantes na formação
didática, além de gratificada pelos resultados positivos alcançados. Por outro ângulo, na
visão dos estudantes notou-se pelas avaliações escritas que a utilização das MA na dis-
ciplina oportunizou maior aprendizado e desenvolvimento de habilidades muitas vezes
esquecidas como a criatividade e comunicação entre os pares. Destaca-se no portfólio,
a descrição de “quem sou eu?”, onde os estudantes relatam suas histórias de vida e
superações, tornando-os mais conhecidos a si mesmos e aos outros. Conclui-se que a
mudança do modelo totalmente tradicional para um que utilize MA, facilita uma forma-
ção em saúde mais autônoma, apta ao trabalho em equipe e que estimula a liderança e
a criticidade reflexiva. Pôde-se ainda perceber a importância da inserção do monitor na
disciplina pela integração com o professor em sua prática diária, no desenvolvimento de
habilidades e atitudes na condução e orientação discente, aspectos que contribuem ao
melhor preparo para futura atuação profissional.
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Derechos de autor 2025 Nizia Araújo Vieira Almeida, Ana Claudia Batista

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