Apoio à Implementação da “Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil” na Atenção Básica do Município de Governador Valadares - MG
Palavras-chave:
Aleitamento materno, Alimentação complementar, Estado Nutricional, Desmame, Educação PermanenteResumo
A Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB) é uma iniciativa do Ministério da Saúde para promover o aleitamento materno e a alimentação complementar saudável em crianças menores de dois anos, acompanhadas no Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto objetivou apoiar a implementação da EAAB na atenção básica de Governador Valadares-MG. As gestoras do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e da Estratégia de Saúde da Família (ESF) foram contatadas para possibilitar a realização das oficinas de trabalho junto às equipes das unidades de saúde. Nas oficinas, as atividades desenvolvidas foram planejadas conforme orientações do Manual de Implementação da EAAB do Ministério da Saúde e aplicadas pela equipe do projeto em parceria com os profissionais do NASF, capacitados como Tutores da EAAB, no ano de 2018. Participaram das 8 oficinas de trabalho, 169 profissionais de saúde de 16 ESF. As metodologias crítico reflexivas e dinamicidade empregadas nas oficinas, proporcionaram o engajamento dos participantes. Como atividade complementar, os estudantes do projeto se inscreveram no curso de Formação de Tutores da EAAB de 2019, carga horária de 32h, promovido pela Secretaria de Saúde do Estado, o que oportunizou melhor aprendizado pelo aprofundamento na temática do projeto. A equipe obteve ainda, aprovação de trabalho para apresentação oral no IV Congresso Nacional de Alimentação e Nutrição realizado neste ano, em Ouro Preto-MG. Por fim, foi elaborado relatório para a Secretaria Municipal de Saúde sobre o “Perfil Alimentar de crianças menores de dois anos” por território de saúde, que foi apresentado aos gestores e profissionais das equipes. A implementação da EAAB na atenção básica depende de ações intersetoriais, incluindo governos, universidade, serviço e comunidade, numa perspectiva de abordagem integrada e humanizada ao grupo materno-infantil, com vistas ao fortalecimento das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e alimentação complementar saudável. Espera-se impacto positivo nos indicadores municipais de saúde e nutrição de crianças menores de dois anos e a certificação futura das unidades de saúde pela EAAB. Aos discentes participantes do projeto, propiciou-se formação em saúde mais integrada, atuação em consonância com as diretrizes e princípios do SUS, visibilidade da integração ensino-serviço-comunidade, além da prática colaborativa e interprofissional em saúde, com foco nas necessidades de saúde da população.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nizia Araújo Vieira Almeida, Pollyanna Costa Cardoso, Angélica Heringer Rodrigues, Aniele Mágata Pinheiro, Aquila Dutra, Cassio Grigório Vargas, Luísa Sardella Nunes, Maria Aurea Sousa Menenguci

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).