Metodologias ativas no processo de aprendizagem da disciplina Nutrição em Saúde Pública

Authors

  • Nizia Araújo Vieira Almeida Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Ana Claudia Batista Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Keywords:

Aprendizado, Formação Profissional, Saúde Pública

Abstract

Debates contemporâneos nas universidades sobre o processo ensino aprendizado têm

sido ampliados, uma vez que a formação em saúde exige cada vez mais o desenvolvi-
mento de competências frente às necessidades atuais de saúde. Mudanças nos para-
digmas do ensino tradicional para o inovador, encontram nas metodologias ativas (MA),

estratégias para o protagonismo dos estudantes na construção do saber e no desenvol-
vimento de competências preconizadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cur-
sos da área de saúde. Nessa perspectiva, objetiva-se relatar a experiência da utilização

de MA na disciplina Nutrição em Saúde Pública. Em todos os conteúdos abordados foi

empregada uma técnica ativa dentre as quais: Aprendizagem Baseada em Equipes, Dra-
matização, Café Mundial, “O que sabemos sobre”, Problematização e vivências práticas

em cenários reais. Durante o semestre, os discentes ainda constroem coletivamente em

pequenos grupos, o Portfólio Reflexivo, um dos instrumentos de avaliação. As impres-
sões positivas, negativas e sugestões relativas à aprendizagem são levantadas ao final

do processo. Para a aplicação das técnicas citadas, diferentes materiais foram produzi-
dos pela monitora e docente tais como “raspadinhas”, roteiros para dramatização e dis-
cussão de casos clínicos, cartazes com questões norteadoras e de aprendizagem, além

da elaboração de material descritivo de todas essas aulas. A monitora mostrou-se mo-
tivada na preparação e participação das atividades, aspectos importantes na formação

didática, além de gratificada pelos resultados positivos alcançados. Por outro ângulo, na

visão dos estudantes notou-se pelas avaliações escritas que a utilização das MA na dis-
ciplina oportunizou maior aprendizado e desenvolvimento de habilidades muitas vezes

esquecidas como a criatividade e comunicação entre os pares. Destaca-se no portfólio,
a descrição de “quem sou eu?”, onde os estudantes relatam suas histórias de vida e
superações, tornando-os mais conhecidos a si mesmos e aos outros. Conclui-se que a

mudança do modelo totalmente tradicional para um que utilize MA, facilita uma forma-
ção em saúde mais autônoma, apta ao trabalho em equipe e que estimula a liderança e

a criticidade reflexiva. Pôde-se ainda perceber a importância da inserção do monitor na
disciplina pela integração com o professor em sua prática diária, no desenvolvimento de
habilidades e atitudes na condução e orientação discente, aspectos que contribuem ao
melhor preparo para futura atuação profissional.

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Published

2025-05-20

How to Cite

ALMEIDA, N. A. V.; BATISTA, A. C. . Metodologias ativas no processo de aprendizagem da disciplina Nutrição em Saúde Pública. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/47827. Acesso em: 5 dec. 2025.

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