Síntese, caracterização e capacidade adsortiva de compósito magnético Fe304/carbopol
Palavras-chave:
Diflubenzuron, Ciclodextrina, Aedes aegyptiResumo
A magnetita (Fe304) é um óxido misto formado por Fe2+ e Fe3+, que quando combinado com polímeros pode apresentar aplicações como adsorvente magnético. Um interessante polímero para ser combinado com a magnetita é o carbômero rico em grupamentos carboxila denominado carbopol. No presente trabalho, um nanocompósito resultante da associação da magnetita com carbopol foi sintetizado e caracterizado por TGA/DTA e FTIR no estado sólido, por medidas de diâmetro hidrodinâmico (Dh) e potencial zeta (ZP) em suspensão. A reologia estacionária foi utilizada para avaliar o perfil de fluxo das suspensões. Foi avaliada a capacidade adsortiva do material utilizando-se azul de metileno (AM) como molécula modelo. A magnetita utilizada no presente estudo foi produzida pelo método hidrotérmico. A partir da suspensão obtida, três compósitos foram preparados pela incorporação de 0,50, 0,25 e 0,05% m/v de carbopol, respectivamente. Após lavagem, os materiais foram caracterizados. Na curva TG dos compósitos, pode-se observar uma proporcionalidade entre o teor de matéria orgânica utilizada inicialmente e o teor incorporado nas amostras. No FTIR dos compósitos (C1-C3) e ferrita pura (Fe) em KBr pode ser evidenciada a presença das bandas referentes às ligações Fe-O e bandas atribuídas à parte orgânica, confirmando a ligação entre as espécies. As suspensões diluídas mostraram valores de Dh da ordem de 250-700 nm e valores de ZP de -30 a -40 mV. As análises reológicas mostraram comportamento pseudoplástico e tixotrópico para C1 e C2 e um comportamento quase-newtoniano para C3. Isso demonstra que quanto maior a concentração de matéria orgânica no óxido, mais intensas são as interações soluto-soluto e solvente-solvente, criando um comportamento gélico. O estudo de adsorção mostrou que C1 e C2 apresentaram uma alta eficiência na absorção de AM (> 85% à 60 ppm), enquanto que C3 apresentou baixa capacidade de absorver AM (< 5% a 60 ppm). Os resultados obtidos demonstram que o aumento na concentração de carbopol durante a síntese levou à formação de compósitos com maior quantidade de matéria orgânica incorporada. Além disso, os materiais exibiram significante capacidade de adsorver o azul de metileno do meio aquoso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alan Reis de Oliveira, Éwerton Machado Veloso, Máyra Lopes Fonseca, Juliano Rocha Pereira, Jeferson Gomes da Silva, Ângelo Márcio Leite Denadai

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).