A Assistência Farmacêutica no Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena (DSEI)- Regional Minas Gerais e Espírito Santo

Potencialidades e Fragilidades

Autores/as

  • Patrícia Aparecida Baumgratz de Paula Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Simone de Araújo Medina Mendonca Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Karen Luise Lang Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Carina Carvalho Silvestre Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Larissa Torres Fernandes Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Suzana Maria Byrro Costa Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Reile Moreira de Amorim Firmato Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Sabrina Menezes Gonçalves Costa Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palabras clave:

Assistência Farmacêutica, Uso de Medicamentos, Saúde Indígena, Sistema Único de Saúde

Resumen

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) é uma unidade gestora descentralizada da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) no âmbito do Sistema Único de Saúde. Os estados de Minas Gerais (MG) e Espirito Santo (ES) se encontram representados no DSEI MG/ES, sendo que a coordenação deste encontra- se em Governador Valadares MG. A Assistência Farmacêutica (AF) do DSEI MG/ES engloba: 28 farmácias nos polos-base do tipo I, II e UBSI, 1 farmácia na Casa de Saúde Indígena (CASAI) e Central de Assistência Farmacêutica. Conhecer as características e levantar as demandas da AF do DSEI MG/ES Metodologia: Foram utilizadas: observação em campo; metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Resultados: Foram realizadas as seguintes atividades: elaboração de relatórios para monitoramento da utilização de medicamento de uso continuo e/ou sujeito a controle especial; acompanhamento das atividades desenvolvidas pela farmacêutica da Casai; consolidação de dados sobre o uso de medicamentos não padronizados nas aldeias; participação nas reuniões da Comissão de Farmácia Terapêutica (CFT); construção do Guia Farmacoterapêutico do DSEI MG/ES e da cartilha sobre uso adequado de medicamentos. A AF no DSEI MG/ES visa à melhoria do acesso aos medicamentos e uso racional, levando em consideração a diversidade cultural e a territorialidade desses povos indígenas. As diversas atividades realizadas contribuíram para o fomento sobre a temática da saúde indígena. Ademais, a parceria DSEI MG/ES e UFJF Campus Governador Valadares contribuiu para o desenvolvimento do setor e pode proporcionar a ampliação de serviços. Portanto, atividades que visem qualificar a AF são fundamentais para o desenvolvimento e crescimento da área e para a melhoria dos resultados de saúde desta população. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2025-05-20

Cómo citar

PAULA, P. A. B. de .; MENDONCA, S. de A. M. .; LANG, K. L. .; SILVESTRE, C. C. .; FERNANDES, L. T. .; COSTA, S. M. B. .; FIRMATO, R. M. de A. .; COSTA, S. M. G. . A Assistência Farmacêutica no Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena (DSEI)- Regional Minas Gerais e Espírito Santo: Potencialidades e Fragilidades. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48259. Acesso em: 5 dic. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>