Estudo diagnóstico e avaliativo de biomarcadores genéticos, laboratoriais e nutricionais em indivíduos com doença falciforme (genótipos tipos HBSS e HBSC), acompanhados no hemocentro de Governador Valadares da Fundação Hemominas

ampliação da população estudada

Autores/as

  • Andreza da Silva Brito Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Nilcemar Rodrigues Carvalho Cruz Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Fernanda de Oliveira Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Cibele Velloso Rodrigues Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palabras clave:

Anemia Falciforme, Ângulo de fase, Doença Falciforme

Resumen

A medida do Ângulo de Fase (AngF), indicada como prognóstico em doenças crônicas como a Anemia Falciforme (AF). Os objetivos foram avaliar dados nutricionais, bioquímicos e clínicos de crianças com AF e comparar os dados antropométricos e de AngF com os de escolares. Foram medidos peso e altura, determinado o valor do AngF por bioimpedância elétrica (TBW®, Biodynamics 450) e calculado o Índice de Massa Corporal (IMC) em 61 crianças com AF e 61 sem AF de ambos os sexos, idade média de 132 meses. Para IMC e estatura consideraram-se idade e sexo. No grupo com AF avaliaram-se os níveis séricos de vitamina A e Lactato Desidrogenase (LDH), alfa-talassemia e número de hospitalizações em seis meses. Pelo software Who AnthroPlus foram determinados e classificados os Escore-z IMC (EZIMC/I) e Escore-z Altura/Idade (EZA/I). Programa SPSS 20.0 para análises estatísticas (p<0,05). Os grupos de escolares e de AF mostraram diferença estatística significativa (p<0,0001). nas médias de EZIMC/I, EZA/I e AngF. Houve correlação negativa significativa entre AngF e LDH (r=-0,35; p=0,005); AngF e número de hospitalizações (r=-0,29; p=0,021), mas não com níveis de vitamina A (p =0,19). As correlações significativas entre AngF e marcadores de gravidade da AF e a diferença encontrada nos valores desta variável apontam que medida do AngF pode vir a ser um preditor de gravidade da AF. FAPEMIG/MS/CNPq CDSAPQ-03522-13; PROPP-BIC-UFJF/2017-2018; FINEP; CAAE n°:36767114.1.0000.5147.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2025-05-14

Cómo citar

BRITO, A. da S. . .; CRUZ, N. R. C. . .; FERREIRA, F. de O. . .; RODRIGUES, C. V. . . Estudo diagnóstico e avaliativo de biomarcadores genéticos, laboratoriais e nutricionais em indivíduos com doença falciforme (genótipos tipos HBSS e HBSC), acompanhados no hemocentro de Governador Valadares da Fundação Hemominas: ampliação da população estudada . Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 2, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/47873. Acesso em: 5 dic. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>