Lado M

Authors

  • Murilo Ramalho Procópio Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Bianca Modenesi Croce Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Évelyn Vieira Gomes Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Izabella Alves Jorge Bittencourt Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Rayani Sara Teixeira Guimarães Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Keywords:

Estudos de gênero, Papéis sociais, Desigualdade

Abstract

O projeto Lado M é uma ação idealizada para abordar discussões acerca da educação sobre gênero junto a jovens de idade entre 15 e 18 anos, estudantes secundaristas da Escola Estadual Dona Arabela de Almeida Costa, em Governador Valadares. A escola pública fica localizada em uma região marcada por exemplos concretos de violência de gênero, especialmente contra a mulher. O objetivo da ação é promover a ressignificação da perspectiva dos sujeitos acerca das relações desiguais de gênero. Visa-se, com as ações desenvolvidas, identificar como eles relacionam as vantagens com as definições sociais sobre gênero; incentivar a abertura para o “ponto de vista do outro”; gerar uma percepção de solidariedade em relação às queixas apresentadas; promover a libertação de certos papéis sociais. Busca-se, com isso, a ampliação da visão crítica dos secundaristas, facilitando a formação de agentes sociais de mudança, capazes de questionar e desconstruir a ideia natural de desigualdade de gênero. Desde o seu início, o projeto realizou: rodas de conversa; mapeamento da percepção dos jovens sobre as formas de violência de gênero que ocorrem no cotidiano escolar/familiar; aplicação de questionário nas turmas; dinâmicas interativas nas quais se questionou as vantagens e desvantagens em ser menino/menina; construção de masculinidades e feminilidades hegemônicas. Também foi realizada uma palestra direcionada a professores da rede pública com o objetivo de capacitá-los para abordar transversalmente o tema em determinadas disciplinas e para lidar com os estudantes a partir dos problemas relacionados à violência de gênero. Os resultados alcançados foram: identificação da reprodução das hierarquias e dos papéis de gênero nas relações entre os estudantes e de
dificuldades no entendimento de certas atitudes como forma de violência ou desigualdade por parte da comunidade escolar. Com base neste contexto, as diversas inserções educativas promovem: reflexão dos alunos sobre as violências de gênero que estão submetidos; aproximação social entre estudantes de gêneros diferentes; desconstrução de papéis sociais hegemônicos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2025-05-20

How to Cite

PROCÓPIO, M. R. .; CROCE, B. M. .; GOMES, Évelyn V. .; BITTENCOURT, I. A. J. .; GUIMARÃES, R. S. T. . Lado M. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48157. Acesso em: 5 dec. 2025.

Most read articles by the same author(s)