Estudos sobre tecnologia e sociedade como projeto pedagógico

da teoria à prática

Autores/as

  • Évelyn Vieira Gomes Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Izabella Alves Jorge Bittencourt Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Lucas Costa dos Anjos Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Thaís Machado Botelho Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palabras clave:

tecnologia, internet, sociedade, privacidade, automatização

Resumen

As atividades do Grupo de Estudos em Tecnologia e Sociedade - GETS iniciaram no segundo semestre de 2017, sob a coordenação do Professor Lucas Anjos, tendo em vista deficiências nas grades curricular, extensionista e de pesquisa do curso de Direito da UFJF-GV. Com o objetivo de contemplar um plano pedagógico de curto e médio prazo, foram primeiramente ofertadas disciplinas nas áreas de Propriedade Intelectual e Direito de Internet, em semestres seguidos e paralelamente à realização de reuniões do grupo de estudos. Em médio prazo, busca-se a introdução de atividades extensionistas na área de inclusão digital em Governador Valadares e, posteriormente, a integração do tripé de ensino, pesquisa e extensão a práticas inovadoras, em coordenação com outros cursos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.O grupo de estudos privilegiou estudos bibliográficos de formação na área, de autores referenciais, com os propósitos iniciais de: i) despertar interesse pelo tema no corpo discente; ii) formar conhecimentos de base para que, posteriormente, estudantes possam desenvolver criticamente atividades de pesquisa e extensão; iii) inteirar estudantes UFJF-GV no âmbito dos debates nacionais e internacionais sobre o tema de Direito, internet e novas tecnologias, especialmente no que diz respeito ao impacto da recém-aprovada Lei Geral de Proteção de Dados sobre os setores público e privado brasileiros. Um dos maiores desafios pedagógicos foi a utilização de bibliografias estrangeiras em um curso cujo perfil docente é heterogeneamente composto, com estudantes de diversas idades, formações e desempenhos em línguas estrangeiras. Para tanto, foram empreendidas estratégias como a tradução de textos, discussão conjunta de versões dos textos e estratégias pedagógicas alternativas, como a utilização de documentários e séries para fomento de debates. Os resultados foram a participação de pesquisadoras em eventos especializados nacionais e internacionais, nos quais foram apresentados artigos científicos sobre temas como consentimento, privacidade, crianças e adolescentes online, governança algorítmica, proteção de dados pessoais, revisão de decisões automatizadas etc. Durante os três anos de execução desse projeto pedagógico, foi possível a transição de pesquisas teórico-ibliográficas para o engajamento discente específico no principal foro de discussão sobre governança da internet no país, o Fórum da Internet no Brasil, em Manaus.

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Publicado

2025-05-20

Cómo citar

GOMES, Évelyn V. .; BITTENCOURT, I. A. J. .; ANJOS, L. C. dos .; BOTELHO, T. M. . Estudos sobre tecnologia e sociedade como projeto pedagógico: da teoria à prática. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48285. Acesso em: 5 dic. 2025.

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