Uso de bactérias associadas a plantas para prospecção de compostos inibidores de bactérias patogênicas
Keywords:
Compostos bioativos, Bactérias associadas a plantas, SequenciamentoAbstract
Bactérias associadas a plantas, como o cafeeiro, podem ser fonte de pesquisa por compostos bioativos contra bactérias patogênicas. O objetivo desse trabalho foi isolar e caracterizar a microbiota bacteriana associada a frutos de cafés para prospectar compostos antimicrobianos. Neste estudo foram utilizados frutos e grãos secos de 4 cultivares de café: Iapar 59, Bourbon Amarelo, Catucaí-açu e Icatu Precoce. Oito frutos não desinfectados de cada variedade foram macerados e diluições foram plaqueadas em meio de cultura R2A. As bactérias foram classificadas conforme características macromorfológicas da colônia e microscópicas, como Gram, forma e arranjo. O DNA genômico de bactérias representativas foi extraído e fragmento do rDNA 16S amplificado e sequenciado para identificação a partir da comparação com sequências do banco GREENGENES. As bactérias identificadas foram testadas quanto à produção de agente antimicrobiano utilizando a técnica de spot- on-lawn contra 4 bactérias patogênicas: Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa e Enterococcus faecalis. Foram isoladas neste trabalho 179 colônias as quais, baseado na caracterização morfológica, foram agrupadas em 67 morfotipos. O sequenciamento desses 67 isolados mostrou que a maior parte da microbiota é composta por bactérias do filo Proteobactéria, seguidas por bactérias dos filos Firmicutes e Actinobacteria. Os isolados foram distribuídos em 23 gêneros distintos, mostrando a diversa comunidade microbiana que coloniza os frutos e grãos. Das 67 bactérias testadas para a produção de compostos antimicrobianos, sete bactérias, classificadas nos gêneros Bacillus, Micrococcus, Agrobacterium, Enterobacter e Roseomonas, produziram alguma substância inibitória contra as bactérias patogênicas. Destas, uma bactéria, classificada no gênero Bacillus, foi capaz de inibir o crescimento de 3 bactérias (exceto E. faecalis). Este trabalho demonstrou o potencial de bactérias associadas a frutos e grãos de café na prospecção por compostos bioativos contra bactérias patogênicas, os quais deverão ser posteriormente caracterizados quanto à sua composição química e mecanismo de ação.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Marcelo Nagem Valério De Oliveira, Rafaella Pereira Dos Santos, João Vítor Da Silva Machado, Duílio Geber De Melo, Thais Silveira Pereira, Romário Costa Fochat

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).