Perfil microbiológico de infecções em hospital de Governador Valadares
Palavras-chave:
Resistência a antibiótico, Infecção, HospitalResumo
O objetivo deste trabalho foi identificar e caracterizar o perfil microbiológico das infecções comunitárias e hospitalares de um hospital particular na cidade de Governador Valadares. As infecções foram selecionadas em pacientes sem estratificação de raça, sexo, idade, fatores socioeconômicos e comorbidades. Este é um estudo retrospectivo em que foram analisadas 1175 amostras no período de março de 2017 a março de 2019. Considerando-se ambos os tipos de infecções, a principal bactéria encontrada foi Escherichia coli (59%), seguida por Klebsiella pneumoniae (9%) e Staphylococcus aureus (6%). Bacilos Gram-negativos representam 87% da amostragem total, sendo 85,2% na amostragem das infecções comunitárias e 72,5% nas infecções hospitalares. Cocos Gram positivos são 11% total e 8% de origem comunitária e 16% de origem hospitalar. O principal sítio de coleta da amostra foi o urinário (71% de todas as amostras), sendo 71,8% das amostras comunitárias e 25,19% das amostras de origem hospitalar. A principal bactéria isolada no sítio urinário foi a Escherichia coli (76%), seguida por K. pneumoniae e Proteus mirabilis, ambas com 7% cada uma. O perfil de resistência aos antibióticos mais utilizados foi traçado para as amostras. Mais de 70% das
amostras de E. coli são resistentes a ampicilina e quase 100% são sensíveis para ertapenem. Mais de 80% dos isolados de K. pneumoniae são resistentes a ertapenem e quase 100% sensíveis a ampicilina. Esse trabalho demonstrou o perfil microbiológico encontrado em infecções comunitárias e hospitalares bem como o padrão de resistência e susceptibilidade a antimicrobianos para cada uma das bactérias encontradas. Estes resultados podem suportar o estabelecimento de protocolos com condutas direcionadas para o tratamento de infecções conforme o microrganismo identificado e a fonte de isolamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcelo Nagem Valério de Oliveira, João Vitor da Silva Machado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).