Projeto Fisioterapia na Artrite Pós Chikungunya - Projeto FAPOCHI
Keywords:
Febre Chikungunya, Artralgia e fisioterapiaAbstract
Governador Valadares possui clima propício à ocorrência de arbovirose transmitidas pelo Aedes Aegypt, entre elas a Febre Chikungunya (FCHIK). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foram aproximadamente 11 mil casos suspeitos em 2017. A FCHIK causa dores, inchaço e rigidez articular de forma simétrica e limitante por até cinco anos. Acomete principalmente as mãos/punhos, tornozelos/pés e joelhos comprometendo a tarefas domésticas/laborais, e desencadeando doenças de caráter psicossocial. No ano de 2017, o FAPOCHI foi aprovado com o objetivo principal de prestar atendimento fisioterapêutico coletivo aos valadarenses. Em 2018 foi renovado com a intenção ampliada de atender individualmente os pacientes que apresentarem sintomas crônicos persistentes, produzir material educativo para a comunidade, participar de feiras/eventos, formar um grupo de estudo e desenvolver projetos de pesquisa em parceria com o Mestrado em Ciências da Reabilitação e Desempenho Físico-Funcional da UFJF-GV. Até o mês de maio de 2019, cerca de 70 atendimentos semanais foram realizados no Centro de Apoio ao Deficiente Físico (CADEF), na Estratégia de Saúde da Família (ESF) São Raimundo I e II, Vila dos Montes e Vila do Sol de forma coletiva. Os casos persistentes com necessidade de um tratamento mais específico foram listados e estão sendo assistidos individualmente desde maio de 2019 na Clínica Escola de Fisioterapia da UFJF-GV pelos extensionistas em parceria com alunos da disciplina de Fisioterapia em Reumatologia (FR) ministrada pela coordenadora do projeto. Foram produzidos e doados para o Estágio do curso de fisioterapia um banner e um livro ilustrativo. Reuniões quinzenais dos integrantes do FAPOCHI, alunos de iniciação científica e do mestrado e monitoras da disciplina de FR ocorrem para discussões de artigos científicos e dos casos clínicos, bem como para organização das atividades externas, como a recente apresentação na Universidade Federal do Ceará e a futura participação na Feira Multidisciplinar a ser realizado em Chonin de Cima. Nesses dois anos os alunos levaram assistência à comunidade, desenvolverem habilidades em elaborar atividades em grupo voltadas para funcionalidade dos pacientes, proporcionaram o aprimoramento de práticas de avaliação, diagnóstico e reabilitação nos atendimentos individuais, ampliaram a visão crítica e reflexiva do processo saúde-doença-cuidado, em especial no paciente com dor crônica, que são desejadas na formação do fisioterapeuta.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Ludimila Forechi, Germano Luís Rocha Machado, Ana Elisa Silva Pauli, Catarina Geruza Paiva, Fábio Silva de Souza, Karoline Amaral Coimbra, Lívia Vilela Barros, Marina Ferreira de Lima, Rayane Quintão Castro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).