Estratégia para otimização da abordagem da saúde mental na ESF Atalaia
Keywords:
Saúde mental, Planejamento estratégico , Educação pelo trabalho , Diagnóstico situacionalAbstract
Promover a otimização e dinamização da abordagem à saúde mental na atenção
primária por meio da integração ensino-serviço-comunidade. A primeira etapa
consistiu na territorialização obtida por meio de questionários e tabulação dos
dados. Além do estabelecimento do diagnóstico situacional através de debates com
profissionais e usuários do sistema, que apontaram os problemas enfrentados na
região. Na segunda etapa foi estabelecido o planejamento estratégico situacional,
que se divide em 4 momentos: Momento explicativo (identificados e selecionados os
principais problemas, suas causas e consequências), momento normativo (definiu
os parâmetros que deveriam ser atingidos), momento estratégico (analise das
restrições e facilidades que interfeririam no cumprimento do desenho normativo)
e o momento tático-operacional (executar e monitorar as ações propostas). A
princípio foi estabelecida uma relação de confiança e contribuição mútua entre
discentes e profissionais da ESF Atalaia, por meio da inserção dos alunos nas
atividades do serviço, que proporcionou o reconhecimento e análise crítica dos
problemas enfrentados pela população adscrita. Através do diagnóstico situacional
foi identificado que o atendimento a saúde mental necessitava de melhorias devido
a alta demanda e falta de capacitação dos profissionais. Dos debates do PET- Saúde
sugiram ideias para melhoria do serviço, como a criação de fluxogramas para
padronização do atendimento, promoção da capacitação da equipe, estabelecimento
do melhor horário para o atendimento a demanda da saúde mental, medidas para
tornar o grupo mais atrativo e funcional, conscientização da população e alternativas
junto a Secretaria Municipal de Saúde. O PET saúde é um programa criado pelos
Ministérios da Saúde e da Educação que tem como pressuposto a educação pelo
trabalho, e com isso induz mudanças nos processos de formação profissional. A
inserção dos discentes no serviço permitiu que problemas antes enfrentados de
forma individuais passassem a ser abordados de forma interdisciplinar e integral.
A experiência adquirida com múltiplas áreas da saúde foi essencial para ampliar
a visão interprofissional dos discentes e proporcionou conhecimentos quanto a valorização do trabalho em equipe, gestão, mecanismos de promoção de ações e
dinâmica do serviço.
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