Correlação entre a expressão de ecto-nucleotidases presentes em ovos de Schistosoma mansoni, obtidos de indivíduos residentes em área endêmica, com a presença de fibrose e a resposta imune
Keywords:
Ectonucleotidases, Schistosoma mansoni, Fibrose hepáticaAbstract
A gravidade da esquistossomose é consequência da fibrose hepática resultante da reação granulomatosa ao redor dos ovos do Schistosoma mansoni depositados no sistema porta-hepático. As enzimas SmATPDase 1 e SmATPDase 2 responsáveis pelo metabolismo de nucleotídeos extracelulares, estão presentes em todos os estágios de vida do parasito e podem estar relacionadas a modulação da resposta imune, a sobrevivência do parasito e ao desenvolvimento da fibrose. O objetivo do trabalho foi avaliar a presença de ectonucleotidases em ovos do parasito obtidos de indivíduos infectados pelo S.mansoni e relacionar com a presença de fibrose e a resposta imune. Para isso, foram realizadas avaliações clínica, ultrassonográfica e imunológica de 51 indivíduos infectados pelo S. mansoni residentes no distrito de Xonim de Baixo (MG). Amostras de fezes foram avaliadas pelo método Kato-Katz e HPJ e utilizadas para extração de RNA dos ovos do parasito e detecção de regiões codificadoras das enzimas SmATPDase 1 e SmATPDase 2 pela técnica de qPCR. O perfil de citocinas foi avaliado em sobrenadantes de PBMC após estímulo com SEA por citometria de fluxo. Observou-se que dos 51 indivíduos infectados, 5 (9,8%) apresentaram fibrose de grau l e desses, 3 (60%) expressaram a SmATPDase 1 em suas amostras de fezes, 4 (80%) a SmATPDase 2 e 3 indivíduos (60%) expressaram ambas as enzimas. No grupo sem fibrose, 36 indivíduos foram avaliados com relação à expressão das enzimas, e desses, 11 (30,5%) expressaram a SmATPDase 1 em suas amostras de fezes, 11 (30,5%) a SmATPDase 2, e 6 (17%) expressaram ambas as enzimas. Interessantemente, a chance de desenvolver fibrose é significativamente maior nos indivíduos que expressaram a SmATPDase 2 ou ambas as enzimas em suas amostras de fezes. Além disso, indivíduos com fibrose produzem maiores quantidades de TNF- a e menores níveis de IL-4. Observou-se também que indivíduos com mais de 100 opg de fezes produzem níveis mais elevados de IL-10. Esses resultados nos permitem postular que a expressão das ectonucleotidases e a produção de TNF-a podem estar associadas ao desenvolvimento da fibrose hepática na infecção crônica pelo S. mansoni. Apoio Financeiro: CNPq, UFJF-GV, PROVOQUE-UFJF, UFOP, SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, ESTRATÉGIA DE SAÚDE DO XONIM.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Jennifer Delgado Garcia, Letícia Martucci, Pauline Martins Leite Borges

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).