Treinamento de técnicas laboratoriais essenciais para a formação do profissional da área da Saúde

Autores

  • Pauline Martins Leite Borges Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Miguel de Oliveira Lima Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Larissa Moura de Matos Franco Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Técnicas laboratoriais, Área da saúde, Esquistossomose, Aprendizado

Resumo

O Treinamento Profissional Acadêmico (TPA) tem como finalidade o
acompanhamento e o auxílio dos acadêmicos em atividades essenciais para a
formação acadêmica e profissional dos mesmos. O objetivo foi treinar os acadêmicos
da área da saúde em técnicas laboratoriais utilizadas rotineiramente no diagnóstico
e pesquisa de diversas patologias. OBJETIVO:A finalidade do Treinamento
Profissional Acadêmico (TPA) é aproximar o estudante da graduação de atividades
que serão realizadas durante sua trajetória profissional. O acompanhamento e o
auxílio aos profissionais da área da saúde em variadas técnicas laboratoriais são
essenciais para que o graduando tenha uma boa formação acadêmica. O trabalho
foi realizado nos laboratórios multiusuários da UFJF-GV localizados na UNIVALE, e

os pacientes avaliados são residentes de distritos rurais de Governador Valadares-
MG. Para a seleção de indivíduos infectados pelo Schistosoma mansoni (SM) foram

utilizadas 2 lâminas a partir de 1 amostra fecal de cada paciente de acordo com o
preconizado pelo Programa de Controle da Esquistossomose (PCE). A partir dessa
amostra os alunos pertencentes ao TPA acompanharam e auxiliaram na realização
de exames laboratoriais utilizados para estudo dessa população. Foram abordadas
as seguintes técnicas: Questionário Demográfico e Socioeconômico: continha
perguntas referentes aos dados demográficos. Exame Parasitológico de Fezes: foi
realizada a técnica de sedimentação espontânea (HPJ) e o método de Kato Katz
(KK) com uma nova avaliação de 3 amostras, a fim de avaliar quantitativamente a
carga parasitária da população. PCR em tempo real (qPCR): Foi obtido os ovos das
fezes dos indivíduos infectados pela técnica de tamização, extração do RNA, síntese
do DNA complementar e qPCR com a finalidade de avaliar a expressão de enzimas
SmATPDase 1 e SmATPDase 2. Exame Ultrassonográfico: os alunos acompanharam
a realização do exame feito por profissional especializado com o intuito de avaliar
órgãos da região abdominal. Exame Clínico: os alunos acompanharam o médico
no exame clínico, obtendo ênfase no exame abdominal dos pacientes. Exame de
Sangue: alunos do TPA acompanharam e auxiliaram na realização do exame com
intuito de extrair as PBMCs, por meio do gradiente de ficoll, e posterior estimulação
com antígenos solúveis do ovo do SM (SEA). A partir desse procedimento foi obtido o sobrenadante para análise das citocinas, IFN-γ, TNF-α, IL-10, IL-6, IL-4 e IL-2, pela
técnica de citometria de fluxo. Uma vez que o diagnóstico de variadas patologias
ocorre por meio de dados laboratoriais, a aprendizagem em técnicas laboratoriais é
fundamental para uma atuação profissional nas diversas áreas da saúde. Somado a
isso, os alunos observaram as relações entre os profissionais e os pacientes, o que
irá auxiliar em suas futuras atuações profissionais.

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Publicado

2025-05-20

Como Citar

BORGES, P. M. L. .; LIMA, M. de O. .; FRANCO, L. M. de M. . Treinamento de técnicas laboratoriais essenciais para a formação do profissional da área da Saúde. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/47869. Acesso em: 5 dez. 2025.

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