CARACTERÍSTICAS DAS REABSORÇÕES CERVICAIS INVASIVAS: ESTUDO EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE FEIXE CÔNICO
Palavras-chave:
Diagnóstico, Classificação, Reabsorção cervical Reabsorção radicular, Tomografia computadorizada de feixe cônicoResumo
O objetivo geral deste trabalho será avaliar a prevalência e as características relativas às lesões de reabsorção cervical invasiva (RCI), utilizando tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC). Serão selecionadas imagens de TCFC de um banco de dados provenientes do acervo pertencente à disciplina de Radiologia Odontológica, do Departamento de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador Valadares –UFJF/GV. Ao todo, serão avaliadas imagens de 2.000 participantes, independente do sexo, raça e maiores de 18 anos para definição de uma amostra que irá compor o n final do trabalho. Todas as imagens de TCFC do acervo de imagens foram obtidas com o aparelho I-Cat® (Imaging Sciences International, Pensilvânia, EUA), seguindo as indicações luminosas do aparelho, com o paciente sendo mantido em máxima intercuspidação habitual. A coleta dos dados será realizada por dois especialistas em endodontia, componentes da equipe de pesquisa, após obtenção de coeficiente de concordância intra e interexaminador maior que 0,7. Para isso, teste piloto será aplicado, com um número menor de exames, reproduzindo a metodologia exata proposta. Deverão ser avaliados dados demográficos como sexo e idade do paciente. Também, serão consideradas as seguintes características relativas às lesões de RCI: dente acometido, presença de tratamento endodôntico, avaliação da qualidade do tratamento endodôntico e se existem alterações periapicais associadas. A classificação tridimensional das lesões será feita de acordo com a proposição de Patel e colaboradores (2018), que considera a extensão coronoapical da lesão, extensão circunferencial e proximidade com o canal radicular. Os cortes tomográficos que identifiquem a face e o terço radicular em que a porta de entrada se encontra, serão utilizados também para mensuração de seu maior diâmetro e sua localização periodontal (intraóssea, ao nível da crista óssea e supra óssea). Para confirmar essa localização, uma medida da distância entre a junção cemento-esmalte e a parte mais cervical da RCI, e da distância entre a junção cemento-esmalte e a crista óssea será feita. Todas as imagens serão avaliadas no programa XoranCat® versão 3.0.34 (Xoran Technologies, Ann Arbor, MI) por meio de reconstruções multiplanares. Os dados coletados serão incluídos em um programa estatístico Jamovi, de acesso livre, para obtenção dos resultados à 5%. Espera-se que os resultados possam contribuir para caracterização dessas lesões dentárias que constituem desafio tanto no que diz respeito ao diagnóstico quanto no delineamento de intervenções.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tânia Maria Soares Reis, Francielle Silvestre Verner

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).