Lado M
Palavras-chave:
Estudos de gênero, Papéis sociais, DesigualdadeResumo
O projeto Lado M é uma ação idealizada para abordar discussões acerca da educação sobre gênero junto a jovens de idade entre 15 e 18 anos, estudantes secundaristas da Escola Estadual Dona Arabela de Almeida Costa, em Governador Valadares. A escola pública fica localizada em uma região marcada por exemplos concretos de violência de gênero, especialmente contra a mulher. O objetivo da ação é promover a ressignificação da perspectiva dos sujeitos acerca das relações desiguais de gênero. Visa-se, com as ações desenvolvidas, identificar como eles relacionam as vantagens com as definições sociais sobre gênero; incentivar a abertura para o “ponto de vista do outro”; gerar uma percepção de solidariedade em relação às queixas apresentadas; promover a libertação de certos papéis sociais. Busca-se, com isso, a ampliação da visão crítica dos secundaristas, facilitando a formação de agentes sociais de mudança, capazes de questionar e desconstruir a ideia natural de desigualdade de gênero. Desde o seu início, o projeto realizou: rodas de conversa; mapeamento da percepção dos jovens sobre as formas de violência de gênero que ocorrem no cotidiano escolar/familiar; aplicação de questionário nas turmas; dinâmicas interativas nas quais se questionou as vantagens e desvantagens em ser menino/menina; construção de masculinidades e feminilidades hegemônicas. Também foi realizada uma palestra direcionada a professores da rede pública com o objetivo de capacitá-los para abordar transversalmente o tema em determinadas disciplinas e para lidar com os estudantes a partir dos problemas relacionados à violência de gênero. Os resultados alcançados foram: identificação da reprodução das hierarquias e dos papéis de gênero nas relações entre os estudantes e de
dificuldades no entendimento de certas atitudes como forma de violência ou desigualdade por parte da comunidade escolar. Com base neste contexto, as diversas inserções educativas promovem: reflexão dos alunos sobre as violências de gênero que estão submetidos; aproximação social entre estudantes de gêneros diferentes; desconstrução de papéis sociais hegemônicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Murilo Ramalho Procópio, Bianca Modenesi Croce, Évelyn Vieira Gomes, Izabella Alves Jorge Bittencourt, Rayani Sara Teixeira Guimarães

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).