Conectados

O uso de mensagens de texto para estimular a prática de atividade física em pessoas vivendo com HIV/AIDS

Autores

  • Luís Fernando Deresz Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Lucas Ribeiro De Andrade Nascimento Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Pedro Henrique Berbert de Carvalho Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Nível de atividade física, Tecnologia, Autoestima

Resumo

O uso de recursos tecnológicos pode ser uma estratégia diferencial no estímulo a prática de atividades físicas, adoção de hábitos saudáveis e adesão ao tratamento para minimizar os riscos cardiovasculares em pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA). Este projeto justifica-se pela abrangência acadêmica e social a que se destina e contribui para a geração de novos conhecimentos que auxiliarão as PVHA a aderirem à hábitos de vida mais saudáveis e ao uso regular de medicamentos. O objetivo deste estudo é avaliar e comparar o efeito da orientação à prática de atividades físicas associada ou não ao reforço por mensagens de texto em PVHA na: capacidade funcional e nível de atividade física, perfil antropométrico, imagem corporal e autoestima. A hipótese do estudo é que o grupo que recebe reforço via mensagem de texto terá maiores níveis de atividade física após a intervenção. Método: Grupo controle - orientações presenciais - SMS - orientações presenciais e reforço por mensagens de texto. Avaliações antes, após 60, 90 e 120 dias. O projeto está sendo realizado no Centro de Referência em Atenção Especial à Saúde de Governador Valadares. O início do mesmo foi prejudicado pela demora da autorização pelo Núcleo de Integração Ensino-Serviço da cidade.
Após o início, a dificuldade encontrada foi na captação dos participantes. Devido a isso, foi necessária a busca por parcerias internas junto ao serviço de nutrição, psicologia e assistência social. Até o momento temos 7 participantes que foram randomicamente alocados nos grupos controle (2) e SMS (5). Espera-se que o reforço nas orientações por mensagens resulte em aumento no nível de exercícios, melhora na capacidade funcional e na imagem corporal de PVHA. Os resultados obtidos fornecerão informações sobre o uso de tecnologias para a promoção da saúde, adesão ao tratamento medicamentoso e na melhora da qualidade de vida de PVHA. Link para o vídeo&nbsp - https://youtu.be/TAyaCduoO5E

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-05-20

Como Citar

DERESZ, L. F. .; NASCIMENTO, L. R. D. A. .; CARVALHO, P. H. B. de . Conectados: O uso de mensagens de texto para estimular a prática de atividade física em pessoas vivendo com HIV/AIDS. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48061. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>