Correlação entre a expressão de ecto-nucleotidases presentes em ovos de Schistosoma mansoni, obtidos de indivíduos residentes em área endêmica, com a presença de fibrose e a resposta imune

Autores

  • Jennifer Delgado Garcia Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Letícia Martucci Universidade Federa de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Pauline Martins Leite Borges Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Ectonucleotidases, Schistosoma mansoni, Fibrose hepática

Resumo

A gravidade da esquistossomose é consequência da fibrose hepática resultante da reação granulomatosa ao redor dos ovos do Schistosoma mansoni depositados no sistema porta-hepático. As enzimas SmATPDase 1 e SmATPDase 2 responsáveis pelo metabolismo de nucleotídeos extracelulares, estão presentes em todos os estágios de vida do parasito e podem estar relacionadas a modulação da resposta imune, a sobrevivência do parasito e ao desenvolvimento da fibrose. O objetivo do trabalho foi avaliar a presença de ectonucleotidases em ovos do parasito obtidos de indivíduos infectados pelo S.mansoni e relacionar com a presença de fibrose e a resposta imune. Para isso, foram realizadas avaliações clínica, ultrassonográfica e imunológica de 51 indivíduos infectados pelo S. mansoni residentes no distrito de Xonim de Baixo (MG). Amostras de fezes foram avaliadas pelo método Kato-Katz e HPJ e utilizadas para extração de RNA dos ovos do parasito e detecção de regiões codificadoras das enzimas SmATPDase 1 e SmATPDase 2 pela técnica de qPCR. O perfil de citocinas foi avaliado em sobrenadantes de PBMC após estímulo com SEA por citometria de fluxo. Observou-se que dos 51 indivíduos infectados, 5 (9,8%) apresentaram fibrose de grau l e desses, 3 (60%) expressaram a SmATPDase 1 em suas amostras de fezes, 4 (80%) a SmATPDase 2 e 3 indivíduos (60%) expressaram ambas as enzimas. No grupo sem fibrose, 36 indivíduos foram avaliados com relação à expressão das enzimas, e desses, 11 (30,5%) expressaram a SmATPDase 1 em suas amostras de fezes, 11 (30,5%) a SmATPDase 2, e 6 (17%) expressaram ambas as enzimas. Interessantemente, a chance de desenvolver fibrose é significativamente maior nos indivíduos que expressaram a SmATPDase 2 ou ambas as enzimas em suas amostras de fezes. Além disso, indivíduos com fibrose produzem maiores quantidades de TNF- a e menores níveis de IL-4. Observou-se também que indivíduos com mais de 100 opg de fezes produzem níveis mais elevados de IL-10. Esses resultados nos permitem postular que a expressão das ectonucleotidases e a produção de TNF-a podem estar associadas ao desenvolvimento da fibrose hepática na infecção crônica pelo S. mansoni. Apoio Financeiro: CNPq, UFJF-GV, PROVOQUE-UFJF, UFOP, SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, ESTRATÉGIA DE SAÚDE DO XONIM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-02-18

Como Citar

GARCIA, J. D. . .; MARTUCCI, L.; BORGES, P. M. L. . . Correlação entre a expressão de ecto-nucleotidases presentes em ovos de Schistosoma mansoni, obtidos de indivíduos residentes em área endêmica, com a presença de fibrose e a resposta imune. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 1, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/46226. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)