Construção e análise psicométrica da Escala de Avaliação às Brincadeiras Perigosas (EABP)
Dangerous Games Assessment Scale
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-1247.2025.v19.39529Palavras-chave:
Comportamento de risco, Brincadeiras perigosas, Validade do teste, Precisão do testeResumo
As brincadeiras perigosas têm sido disseminadas entre crianças e adolescentes de diferentes países, inclusive no Brasil. Considerando a repercussão desse fenômeno social, objetivou-se construir a Escala de Avaliação às Brincadeiras Perigosas e analisar suas evidências de validade e precisão. A versão preliminar foi aplicada em 294 estudantes, com idade entre 09 e 17 anos. A Análise Fatorial Exploratória indicou uma solução unidimensional, obtendo-se indicadores psicométricos satisfatórios. Além disso, constatou-se que o tipo de escola e a faixa etária dos estudantes impactaram significativamente a pontuação total da escala. Os resultados observados corroboram evidências de validade e precisão à escala.
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