Construção e análise psicométrica da Escala de Avaliação às Brincadeiras Perigosas (EABP)

Dangerous Games Assessment Scale

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2025.v19.39529

Palavras-chave:

Comportamento de risco, Brincadeiras perigosas, Validade do teste, Precisão do teste

Resumo

As brincadeiras perigosas têm sido disseminadas entre crianças e adolescentes de diferentes países, inclusive no Brasil. Considerando a repercussão desse fenômeno social, objetivou-se construir a Escala de Avaliação às Brincadeiras Perigosas e analisar suas evidências de validade e precisão. A versão preliminar foi aplicada em 294 estudantes, com idade entre 09 e 17 anos. A Análise Fatorial Exploratória indicou uma solução unidimensional, obtendo-se indicadores psicométricos satisfatórios. Além disso, constatou-se que o tipo de escola e a faixa etária dos estudantes impactaram significativamente a pontuação total da escala. Os resultados observados corroboram evidências de validade e precisão à escala.

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Biografia do Autor

Rute da Conceição Machado, Universidade Federal do Ceará

Master's student of the Graduate Program in Psychology at the Federal University of Ceará (PPGP-UFC). Member of the Laboratory of Studies and Practices in Psychological Assessment (Leapsi-UECE).

Glysa de Oliveira Meneses, Universidade Federal do Ceará

Master and PhD in Psychology from the Federal University of Ceará (PPGP-UFC).

Lucila Moraes Cardoso, Universidade Estadual do Ceará

Profesor adjunto del Curso de Psicología de la Universidad Estatal de Ceará (UECE) y del Programa de Posgrado en Psicología de la Universidad Federal de Ceará (PPGP-UFC). Coordinador del Laboratorio de Estudios y Prácticas en Evaluación Psicológica (Leapsi-UECE).

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Publicado

2025-08-26