Perfil de dificuldades de leitura em estudantes do ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2024.v1.37716

Palavras-chave:

Dislexia, Ensino Superior, Dificuldades de Leitura, Grupo Focal, Avaliaçaõ, Dyslexia, Higher Education, Reading disabilities, Focus group, Assessment, Enseñanza superior, Dificultades de lectura, Grupo focal, Evaluación

Resumo

A dislexia é um transtorno específico de aprendizagem que afeta a leitura e prejudica o
desempenho acadêmico e profissional. O ensino superior é um contexto educacional que
demanda mais dos disléxicos do que suas estratégias conseguem compensar. O presente
estudo apresenta um projeto de pesquisa e extensão que objetiva identificar discentes com
dificuldade de leitura, através da avaliação de decodificação e compreensão textual.
Também foram analisadas informações provenientes de grupos focais acerca da percepção
de dificuldades e das estratégias de enfrentamento utilizadas. Por fim, é discutida a
importância da identificação do transtorno em universitários e a falta de políticas públicas.

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Biografia do Autor

Júlia Gabriela Silva Machado, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

Graduanda em Psicologia (UFMG). Membro do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (LND/UFMG). Bolsista do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção de Acessibilidade (PIPA).

Luciano da Silva Amorim, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Universidade Federal de Minas Gerais - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

Graduando em Psicologia (UFMG). Membro do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (LND/UFMG).

André Nascimento Ladeira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Universidade Federal de Minas Gerais - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

Graduando em Psicologia (UFMG). Membro do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (LND/UFMG).

Júlia Beatriz Lopes-Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Universidade Federal de Minas Gerais - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento (UFMG). Psicóloga. Mestre e Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente (Faculdade de Medicina, UFMG). Coordenadora do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (LND/UFMG).

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Publicado

2023-11-08