Incidência de sintomas depressivos em universitários primeiranistas adolescentes: estudo correlacional
correlational study
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-1247.2024.v1.37590Palavras-chave:
Adolescentes; Habilidades Sociais; Estudantes Universitários; Depressão, Adolescents; Social skills; College Students; Depression, Adolescentes; Habilidades sociales; Estudiantes universitarios; DepresiónResumo
Este estudo investiga a associação entre sintomas depressivos e variáveis
sociodemográficas, consumo de substâncias, habilidades sociais, sintomas de ansiedade e
estresse em universitários brasileiros. Instrumentos de coleta de dados: Questionário,
Inventário de Habilidades Sociais, Depression, Anxiety and Stress Scale(DASS-21) e
Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test(ASSIST) Foram avaliados
186 adolescentes, sendo a maioria do sexo feminino. Foi detectado sintomatologia de
depressão em 46,23% dos estudantes. As variáveis preditivas de depressão foram: “não
ter credo religioso”, “não ter bolsa” e “não praticar atividades físicas”. Programas
preventivos podem promover e melhorar a saúde física e mental de universitários.
Downloads
Referências
Abdalla, M. B. A. (2014). Uso de substâncias psicoativas entre estudantes universitários da área da saúde e avaliação de gravidade de problemas através do instrumento DUSI-R. [Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo]. http://pgsm.fmrp.usp.br/wp-content/uploads/2014/11/MESTRADO-MARCELLA-BEATRIZ-AYER-ABDALLA.pdf
Almeida, H. M. D. S., Benedito, M. H. A., & Ferreira, S. B. (2017). Quebrando tabus: Os fatores que levam o suicídio entre universitários. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, 2(2.0), 647-659. http://dx.doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.383
Almeida, J. S. P. (2015). A saúde mental global, a depressão, a ansiedade e os comportamentos de risco nos estudantes do ensino superior: estudo de prevalência e correlação [Tese de Doutorado, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa]. https://repositorio.ipcb.pt/bitstream/10400.11/2939/1/tese.pdf
Associação Psiquiátrica Americana. (2014). DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. (M. I. C. Nascimento, Trad., 5ª Ed). Artmed.
Aníbal, C., & Romano, L. H. (2017). Relações entre atividade física e depressão: estudo de revisão. Revista Saúde em Foco, 9, 190-199. https://www.unifia.edu.br/revista_eletronica/revistas/saude_foco/artigos/ano2017/021_artigo_cintia.pdf
Baptista, M. N., & Assumpção, F. B., Jr. (1999). Depressão na adolescência: Uma visão multifatorial. EPU.
Barros, R. F. O. (2017). Ansiedade e Depressão em universitários estudantes de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina]. http://150.162.242.35/handle/123456789/181905
Bolsoni-Silva, A. T., & Loureiro, S. R. (2014). The role of social skills in social anxiety of university students. Paidéia, 24, 223-232. https://doi.org/10.1590/1982-43272458201410
Chaves, E. C. L., Iunes, D. H., Moura, C. C., Carvalho, L. C., Silva, A. M., & Carvalho, E. C. (2015). Ansiedade e espiritualidade em estudantes universitários: Um estudo transversal. Revista Brasileira de Enfermagem, 68, 504-509. https://doi.org/10.1590/0034-7167.2015680318i
Costa, M., & Moreira, Y. B. (2016). Saúde mental no contexto universitário. Anais do Seminário sobre Ensino em Design da Universidade Federal do Paraná, 2(10), 73-79. https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/saude-mental-no-contexto-universitario-24233
Cremasco, G. D. S., & Baptista, M. N. (2017). Depressão, motivos para viver e o significado do suicídio em graduandos do curso de psicologia. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, 8(1), 22-37. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-64072017000100003&lng=pt&nrm=iso
Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2009). IHS - Inventário de Habilidades Sociais. Casa do Psicólogo.
Dutra, E. (2012). Suicídio de universitários: O vazio existencial de jovens na contemporaneidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 12(3), 924-937. https://www.e-publicacoes_teste.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/8229
Field, A. (2009). Descobrindo a Estatística usando o SPSS. (L. Viali, Trad.). Editora Artmed.
Henrique, I. F. S., De Micheli, D., Lacerda, R. B. D., Lacerda, L. A. D., & Formigoni, M. L. O. D. S. (2004). Validação da versão brasileira do teste de triagem do envolvimento com álcool, cigarro e outras substâncias (ASSIST). Revista da Associação Médica Brasileira, 50(2), 199-206.https://doi.org/10.1590/S0104-42302004000200039
Hosmer, D. W., & Lemeshow, S. (2000). Applied Logistic Regression (1st ed). John Wiley and Sons.
IBM Corp. (2014). SPSS: Statistical Package for the Social Sciences Statistics (Version 21.0). [Software]. IBM Corp.
Joca, S. R. L., Padovan, C. M., & Guimarães, F. S. (2003). Estresse, depressão e hipocampo. Brazilian Journal of Psychiatry, 25, 46-51. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462003000600011&lng=en&nrm=iso
Justina, E. Y. D., Sabaddin, H., Takakura, É. T., Arruda, G., & Follador, F. A. C. (2013). Depressão: Revisão teórica. Anais do II Congresso Nacional de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas – II CONAPE, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 1-16. Francisco Beltrão, PR. http://cac-php.unioeste.br/eventos/conape/anais/ii_conape/Arquivos/medicina/Artigo5_9.pdf
Lipp, M. E. N., Malagris, L. E. N., & Novais, L. E. (2007). Stress ao longo da vida. Ícone.
Macías, E. F. S., & Camargo, Y. S. (2015). Factores asociados a ideación suicida en universitarios. Psychologia. Avances de la Disciplina, 9(1), 71-81. http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1900-23862015000100006&lng=en&nrm=iso
Marin, G. A., De Araújo, I. R. C., Bianchin, J. M., & Cavicchioli, F. L. (2021). Depressão e efeitos da COVID-19 em universitários. InterAmerican Journal of Medicine and Health, 4(2021), 1-9. https://doi.org/10.31005/iajmh.v4i.187
Murakami, R., & Campos, C. J. G. (2012). Religião e saúde mental: Desafio de integrar a religiosidade ao cuidado com o paciente. Revista Brasileira de Enfermagem, 65, 361-367. https://doi.org/10.1590/S0034-71672012000200024
Organização Mundial De Saúde. (2016). Grave problema de saúde pública, suicídio é responsável por uma morte a cada 40 segundos no mundo. https://brasil.un.org/pt-br/74254-oms-suic%C3%ADdio-%C3%A9-respons%C3%A1vel-por-uma-morte-cada-40-segundos-no-mundo
Papalia, D. E., & Feldman, R. D. (2013). Desenvolvimento humano. (12a ed). Artmed
Pereira, M. C., & De Brito, M. J. (2006). Desemprego e subjetividade no contexto brasileiro: Uma análise interpretativa sob a ótica dos excluídos do mercado de trabalho industrial. Revista Mal-estar e Subjetividade, 6(1), 143-181. http://periodicos.unifor.br/rmes/article/view/1544/3495
Paetzold, M. G., Silva, L. L., & Simões, M. R. (2021). Métodos de rastreamento da ansiedade e depressão em estudantes universitários: revisão integrativa. Saúde Coletiva (Barueri), 11(60), 4686-4695. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i60p4686-4695
Rocha, N. S. D., & Fleck, M. P. D. A. (2011). Avaliação de qualidade de vida e importância dada à espiritualidade/religiosidade/crenças pessoais (SRPB) em adultos com e sem problemas crônicos de saúde. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo), 38(1), 19-23. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-60832011000100005
Saad, M., Masiero, D., & Battistella, L. R. (2001). Espiritualidade baseada em evidências. Acta Fisiátrica, 8(3), 107-112. https://doi.org/10.11606/issn.2317-0190.v8i3a102355
Santos, J. R. L. C. B. (2018). Aptidão aeróbia, humor e percepção de estresse: Uma comparação entre estudantes universitários com e sem sintomas de depressão. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Goiás]. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8972
Schoen-Ferreira, T. H., Aznar-Farias, M., & Silvares, E. F. D. M. (2010). Adolescência através dos séculos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26, 227-234. https://doi.org/10.1590/S0102-37722010000200004
Silva, A. D., & Neto, J. L. (2014). Associação entre níveis de atividade física e transtorno mental comum em estudantes universitários. Motricidade, 10, 49-59. http://dx.doi.org/10.6063/motricidade.10(1).2125
Song, Y., Liu, Z., Chen, H., Guo, Q., & Huang, Y. (2020). Incidence and risk factors of depressive symptoms in Chinese college students. Neuropsychiatric Disease and Treatment, 16, 2449. https://doi.org/10.2147/NDT.S264775
Sousa, L. M., & Sousa, S. M. G. (2006). Jovens universitários de baixa-renda e a busca pela inclusão social via Universidade. Pesquisas e Práticas Psicossociais, 1(2), 1-13. https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/LiviaeSonia.pdf
Souza, D. C. (2017). Condições emocionais de estudantes universitários: Estresse, depressão, ansiedade, solidão e suporte social. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Triângulo Mineiro]. http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/507
Vignola, R. C. B., & Tucci, A. M. (2014). Adaptation and validation of the depression, anxiety and stress scale (DASS) to Brazilian Portuguese. Journal of Affective Disorders, 155, 104-109. https://doi.org/10.1016/j.jad.2013.10.031