A criança em foco: conversando sobre práticas parentais e estratégias de negociação

Autores

  • Emily Ribeiro da Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Melina Carvalho Pereira Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

DOI:

https://doi.org/10.24879/2018001200300478

Palavras-chave:

relações pais-criança, infância, negociação.

Resumo

Este estudo considera a criança como ser social e produtor de cultura. Apesar do adultocentrismo ainda existente, mudanças recentes nas relações intrafamiliares contribuíram para a crescente participação da criança nos processos decisórios da família. Assim, investigou-se como as crianças entendiam, avaliavam e lidavam com as práticas educativas, e suas estratégias de negociação. Dezesseis crianças, de 7 a 10 anos, participaram desta pesquisa qualitativa, que contou com entrevistas individuais semiestruturadas, grupos focais e posterior análise de conteúdo. A maioria afirmou já ter feito escolhas no contexto familiar e se sentiram satisfeitos com isso. Picos de autoritarismo, permissividade e inconsistências entre as figuras parentais foram percebidos pelos infantes. Dessa forma, o estudo fornece subsídios para avançar na qualidade das relações parentais.

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Publicado

2018-12-28

Edição

Seção

Artigos