Consciência Morfológica e Desenvolvimento Ortográfico: um Estudo Exploratório

Autores

  • Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota
  • Kelly Cristina Atalaia da Silva

DOI:

https://doi.org/10.24879/200700100200432

Palavras-chave:

consciência metalingüística, consciência morfológica e alfabetização.

Resumo

Dentre as habilidades metalingüísticas, três parecem ajudar o leitor aprendiz a aprender a ler e a escrever: a consciência fonológica, a consciência sintática e a consciência morfológica. Das três habilidades, aquela que é menos estudada é a consciência morfológica. Este estudo explora a relação entre a consciência morfológica e o desenvolvimento ortográfico de crianças nas duas primeiras séries do Ensino Fundamental. Os resultados mostram uma associação entre a consciência morfológica e o desenvolvimento ortográfico das crianças. Os resultados são discutidos sob a luz das teorias do desenvolvimento metalingüístico e das implicações pedagógicas destes resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-02-28

Edição

Seção

Artigos