Auto-eficácia e desempenho escolar em alunos do Ensino Fundamental

Autores

  • Luciana Cantarino Rodrigues
  • Sylvia Domingos Barrera

DOI:

https://doi.org/10.24879/200700100200429

Palavras-chave:

auto-eficácia, desempenho escolar, ensino fundamental.

Resumo

As crenças de auto-eficácia, definidas como as percepções da capacidade pessoal para manifestar os comportamentos necessários para alcançar determinados objetivos, constituem importante fator motivacional, atuando como mediadoras entre as capacidades do indivíduo e o seu desempenho. Objetivamos, nesta pesquisa, analisar a relação entre percepção de auto-eficácia e desempenho escolar em alunos do Ensino Público Fundamental. Participaram da pesquisa 34 alunos de 4ª série, de ambos os sexos, que responderam a um questionário para avaliação da auto-eficácia. Também foi realizado um levantamento do desempenho escolar dos participantes e calculada a correlação entre essas medidas. As correlações obtidas indicam associação positiva significativa entre auto-eficácia e desempenho escolar. A análise dos resultados sugere a existência de influência mútua entre esses fatores, reforçando a idéia do papel fundamental da escola na construção de crenças mais otimistas de auto-eficácia no aluno, o que terá como conseqüência reflexos positivos na sua motivação e desempenho escolar.

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Publicado

2018-02-28

Edição

Seção

Artigos