Reprodução escrita de histórias e a escrita ortográfica de crianças

Autores

  • Ana Caroline Ferreira de Carvalho e Souza
  • Jane Correa

DOI:

https://doi.org/10.24879/200700100200428

Palavras-chave:

escrita, ortografia, ensino fundamental.

Resumo

O presente estudo procurou investigar se a reprodução escrita de um texto conhecido facilitaria o desempenho ortográfico de crianças da 1ª e 2ª séries do ensino fundamental. Foram analisadas as histórias escritas em dois contextos de produção textual: a reprodução escrita de histórias e a escrita livre. Os dados foram analisados em função da freqüência e do tipo de transgressões ortográficas realizadas pelas crianças. Os resultados mostram que o contexto de reprodução escrita de histórias não influenciou o desempenho ortográfico das crianças em termos do número de transgressões realizadas. Embora a escolaridade fosse o fator que mais influenciou o desempenho ortográfico das crianças, a natureza de algumas transgressões ortográficas mostrou-se sensível à diferença entre os contextos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-02-28

Edição

Seção

Artigos