A compreensão de textos em condições de compartilhamento da atenção
DOI:
https://doi.org/10.24879/200800200200410Palavras-chave:
Foco de atenção, Compreensão de textos, Desempenho.Resumo
Este estudo propõe investigar a compreensão de textos em condições de compartilhamento da atenção. Participaram 75 alunos do Ensino Médio distribuídos em compreendedores bons e menos proficientes. Foi utilizado um questionário para coleta das variáveis sociodemográficas, um texto e seu respectivo questionário e um segundo texto que era visualizado no computador com seu questionário. A primeira etapa consistiu na aplicação do questionário do participante e do primeiro texto com seu questionário. Ao final desta etapa, foram classificados os participantes como bons e compreendedores menos proficientes. A segunda etapa consistiu em responder ao segundo texto e seu questionário em três condições diferentes: em silêncio; exposto ao som musical e ouvindo a narração de um jogo de futebol. Os resultados mostram que o grupo dos bons compreendedores apresenta melhor desempenho sob as três condições e que tanto bons quanto compreendedores menos proficientes têm melhor desempenho em condição de silêncio.Downloads
Não há dados estatísticos.