Ensino Público e Privado: Comparando Representações Sociais de Professores sobre suas Habilidades
DOI:
https://doi.org/10.24879/201000400100348Palavras-chave:
Representações sociais, ensino público e privado, habilidades do bom professorResumo
As representações sociais são filtros que auxiliam o entendimento do mundo e orientam comportamentos e relações interpes-
soais. Nesse sentido, o presente estudo identificou e comparou as representações sociais sobre “habilidades do bom professor”
de 243 professores, 104 do ensino público e 139 do ensino privado. Em seus prováveis núcleos centrais alguns elementos são
comuns entre os segmentos público e privado, destacando-se: conhecimento, dinamismo e paciência. Os elementos especí-
ficos das representações sociais do professor do ensino público foram: compromisso, comunicação e dedicação; e no ensino
privado: didática, criatividade e domínio. Concluímos que cada grupo de professores demonstrou ser influenciado pelo pú-
blico-alvo que atende na composição de suas representações sociais sobre o “bom professor”.