Ensino Público e Privado: Comparando Representações Sociais de Professores sobre suas Habilidades

Autores

  • Luciene Alves Miguez Naiff
  • Adriana Benevides Soares
  • Denis Giovani Monteiro Naiff
  • Cristiany Rocha Azamor
  • Sabrina Araújo Almeida
  • Carolina Souto Silva

DOI:

https://doi.org/10.24879/201000400100348

Palavras-chave:

Representações sociais, ensino público e privado, habilidades do bom professor

Resumo

As representações sociais são filtros que auxiliam o entendimento do mundo e orientam comportamentos e relações interpes-
soais. Nesse sentido, o presente estudo identificou e comparou as representações sociais sobre “habilidades do bom professor”
de 243 professores, 104 do ensino público e 139 do ensino privado. Em seus prováveis núcleos centrais alguns elementos são
comuns entre os segmentos público e privado, destacando-se: conhecimento, dinamismo e paciência. Os elementos especí-
ficos das representações sociais do professor do ensino público foram: compromisso, comunicação e dedicação; e no ensino
privado: didática, criatividade e domínio. Concluímos que cada grupo de professores demonstrou ser influenciado pelo pú-
blico-alvo que atende na composição de suas representações sociais sobre o “bom professor”.

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Publicado

2016-09-29

Edição

Seção

Artigos