Um Modo Alternativo de Construir um Operante: A Aprendizagem Recombinativa
DOI:
https://doi.org/10.24879/201000400100347Palavras-chave:
Aprendizagem recombinativa, aprendizagem generativa, modelagem, insight, rattus norvegicusResumo
Analistas do comportamento consideram a modelagem o procedimento de construção de repertórios comportamentais por
excelência. Contudo, existem outras formas de se instalar uma nova resposta complexa sem a necessidade da construção
gradual e direta do repertório final. O presente trabalho apresenta um modelo de recombinação espontânea (aprendizagem
recombinativa ou generativa) de repertórios previamente estabelecidos de modo independente (não diretamente treinados).
Tal modelo foi aqui utilizado para tentar instalar a cadeia de respostas: (a) subir em uma caixa e (b) puxar uma corrente,
executada por um rato albino (Rattus norvegicus). Discutem-se as características de cada tipo de aprendizagem (modelagem
e recombinativa), bem como as implicações do modelo ora apresentado para a compreensão ontogenética de padrões com-
portamentais chamados de criativos ou originais.
Palavras-chave: Aprendizagem recombinativa; aprendizagem generativa; modelagem; insight; rattus norvegicus.