Avaliação da resiliência em Psicologia: revisão do cenário científico brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24879/2018001200100283

Palavras-chave:

Avaliação Psicológica, Resiliência, Revisão

Resumo

O termo resiliência tem sido utilizado para referir-se à indivíduos capazes de retomar o equilíbrio emocional após grandes adversidades. Todavia, há
pouco consenso acerca da melhor forma de avaliar esta habilidade. Assim, o presente estudo teve como objetivo analisar a produção científica versada
à avaliação da resiliência no país. Para isto, usou-se as bases de dados: Periódicos CAPES/MEC, Scielo e Pepsic, utilizando as palavras-chave: avaliação
e resiliência. Foram indicadas 314 produções, destas 31 foram selecionadas. Observou-se predominância de estudos empíricos, voltado à adultos,
publicados, em sua maioria (74%), em forma de artigo. A estratégia de avaliação mais utilizada pelos pesquisadores foi a avaliação qualitativa. É
possível concluir que a avaliação da resiliência é um tema em desenvolvimento no cenário nacional.

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Biografia do Autor

Karina da Silva Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Atualmente cursando doutorado em Psicologia: Ciência e Profissão, sob a linha de pesquisa de Avaliação do Potencial Humano, sendo orientada pela Profa. Dra. Tatiana de Cássia Nakano. Sou graduada em Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), especialista pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em Neuropsicologia Aplicada à Neurologia Infantil, e mestre em psicologia pela PUC-Campinas. As linhas de pesquisa nas quais atuo envolvem a avaliação psicológica, construção de instrumentos, criatividade, resiliência, competências socioemocionais e superdotação.

Tatiana de Cássia Nakano, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Docente do curso de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da PUC-Campinas, pesquisadora da linha de Instrumentos e processos em avaliação psicológica. Pós Doutorado na Universidade São Francisco (2009) e Doutorado em Psicologia como Profissão e Ciência (2006) pela PUC-Campinas, durante os quais a pesquisadora desenvolveu teste psicológico para avaliação da criatividade figural de crianças (publicado sob o título "Teste de Criatividade Figural Infantil"). Atua principalmente na área de Avaliação Psicológica, Criatividade, Altas Habilidades /Superdotação, Inteligência, Habilidades Socioemocionais e Psicologia Positiva. Presidente da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (2014-2017) e membro do grupo de trabalho Psicologia Positiva e Criatividade na Anpepp. Já formou 3 doutores, 14 mestres, orientou 28 projetos de iniciação cientifica e 11 trabalhos de conclusão de curso de graduação.

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Publicado

2018-04-26