Atenção e Funções Executivas em Crianças com Dislexia do Desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.24879/201300700200271Palavras-chave:
Neuropsicologia, dislexia, atenção, função executivaResumo
São escassos os estudos nacionais sobre a Dislexia do Desenvolvimento (DD) que investigam outros domínios cognitivos, além da linguagem.O presente estudo objetivou comparar o desempenho de crianças com DD e crianças sem dificuldades de aprendizagem em instrumentos que avaliam
a atenção e as Funções Executivas (FE). Participaram 61 crianças, com idade média de 9,7 anos, divididas em grupo com DD e controle. Foram
utilizados os instrumentos: subtestes da Escala de Inteligência Wechsler para crianças, Testes de Cancelamento, Teste das Trilhas, Teste Stroop, Torre
de Londres, Teste Wisconsin e Fluência Verbal. Os resultados mostraram diferenças entre os grupos, sugerindo que indivíduos com DD podem
apresentar prejuízos na atenção e em componentes das FE. Também sugeriram que as crianças com DD apresentam padrão diferente de rastreamento
visual e seleção de recursos executivos, principalmente diante de estímulos com conteúdo verbal.
Downloads
Não há dados estatísticos.