Inclusão no Ensino Superior: Percepções de Professores em uma Universidade Portuguesa

Autores

  • Ana Pereira Antunes
  • Catarina Pereira Faria
  • Sandra Estêvão Rodrigues
  • Leandro Silva Almeida

DOI:

https://doi.org/10.24879/201300700200265

Palavras-chave:

Inclusão escolar, necessidades educativas especiais, atitudes dos professores, ensino superior

Resumo

As universidades enfrentam desafios crescentes com a democratização do ensino e o ingresso de alunos com necessidades especiais. Neste trabalho,
analisamos as percepções dos professores do ensino superior sobre a inclusão desses alunos nesse nível de ensino. Os participantes são 10 docentes,
diretores de curso do 1o ciclo, com uma idade média de 41,5 anos, sendo seis homens e quatro mulheres. Os dados foram recolhidos por meio
de entrevista semiestruturada e analisados utilizando-se a abordagem da grounded theory. Os resultados apontam para percepções favoráveis ao
processo de inclusão educativa, condicionado por fatores ideológicos e instrumentais, e para uma noção alargada de necessidades educativas especiais,
destacando-se a necessidade de recursos tecnológicos e humanos para apoio à inclusão, pelo que tecemos algumas apreciações, que se podem refletir
em termos de intervenção ou de estudos futuros.

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Publicado

2017-09-27

Edição

Seção

Artigos