Inclusão no Ensino Superior: Percepções de Professores em uma Universidade Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.24879/201300700200265Palavras-chave:
Inclusão escolar, necessidades educativas especiais, atitudes dos professores, ensino superiorResumo
As universidades enfrentam desafios crescentes com a democratização do ensino e o ingresso de alunos com necessidades especiais. Neste trabalho,analisamos as percepções dos professores do ensino superior sobre a inclusão desses alunos nesse nível de ensino. Os participantes são 10 docentes,
diretores de curso do 1o ciclo, com uma idade média de 41,5 anos, sendo seis homens e quatro mulheres. Os dados foram recolhidos por meio
de entrevista semiestruturada e analisados utilizando-se a abordagem da grounded theory. Os resultados apontam para percepções favoráveis ao
processo de inclusão educativa, condicionado por fatores ideológicos e instrumentais, e para uma noção alargada de necessidades educativas especiais,
destacando-se a necessidade de recursos tecnológicos e humanos para apoio à inclusão, pelo que tecemos algumas apreciações, que se podem refletir
em termos de intervenção ou de estudos futuros.
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