As Trajetórias dos Acadêmicos Bolsistas do ProUni: desafios e estratégias de enfrentamento

Autores

  • Daniela Ornellas Ariño Universidade Federal de Santa Catarina
  • Josiane da Silva Delvan Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.24879/2018001200200192

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo conhecer as dificuldades e estratégias de enfrentamento para permanência no Ensino Superior de alunos
vinculados ao Programa ProUni, que propõe a democratização ao acesso e a permanência ao ensino superior. Participaram da pesquisa sete estudantes
de Psicologia, de ambos os sexos, com idade média de 22 anos, matriculados em uma Universidade do litoral catarinense. Os resultados foram tratados
qualitativamente, a pesquisa se utilizou das técnicas Grupo Focal e Entrevista Semiaberta. Os dados foram analisados de acordo com três categorias
temáticas. Dentre as dificuldades para se manter na universidade, tem-se a financeira e conciliar trabalho e estudos, respectivamente. Como estratégias
de enfrentamento tem-se o auxilio de amigos e familiares como a de maior relevância.

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Publicado

2018-08-20

Edição

Seção

Artigos