Diálogos sobre sexualidade na escola: uma intervenção possível

Autores

  • Raquel de Andrade Souza Ew Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Jaqueline Conz Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Aline Daniela Gonçalves de Oliveira Farias Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Paula Biazetto Machado Sombrio Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Kátia Bones Rocha Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24879/2017001100200155

Resumo

O objetivo desta intervenção foi implementar oficinas sobre sexualidade em escolas, fundamentadas na metodologia participativa. Foram realizadas 11 oficinas em Porto Alegre, com 349 alunos, organizadas a partir das dúvidas dos adolescentes. As oficinas visaram promover reflexão crítica e autocuidado. Mapearam-se os sentidos associados à palavra sexualidade e principais dúvidas dos jovens. As palavras mais referidas foram: sexo, amor, camisinha, prazer, gênero, homem, mulher, gravidez, doenças e relação. As dúvidas mais frequentes foram: primeira relação sexual, gravidez, cuidados médicos, sexo e drogas, gênero, orientação sexual, cultura e sexualidade, corpo e prazer, infecções sexualmente transmissíveis e violência. Os alunos avaliaram a intervenção positivamente. Os resultados apontam para necessidade de as escolas abordarem o tema da sexualidade, construindo espaços de diálogo

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Biografia do Autor

Raquel de Andrade Souza Ew, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Integrante do Grupo de Pesquisa Psicologia, Saúde e Comunidades do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Psicologia da PUCRS.

Jaqueline Conz, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Integrante do grupo de pesquisa Psicologia, Saúde e Comunidades do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Psicologia da PUCRS. 

Aline Daniela Gonçalves de Oliveira Farias, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Integrante do grupo de pesquisa Psicologia, Saúde e Comunidades do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Psicologia da PUCRS.

Paula Biazetto Machado Sombrio, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduanda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Integrante do grupo de pesquisa Psicologia, Saúde e Comunidades do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Psicologia da PUCRS.

Kátia Bones Rocha, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Psicologia pela Universidade Autônoma de Barcelona.Professora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-RS. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Psicologia, Saúde e Comunidades na PUC-RS.

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Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Artigos