A rede discursiva em torno do trabalho docente num grupo de Facebook em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.34019/2179-3700.2022.v22.37896Palabras clave:
XXX, XXXXXX, ZZZ, YYYYY.Resumen
Este artigo tem como objetivo investigar a rede de discursos em torno do trabalho docente nas postagens do grupo de facebook Academia Pandêmica, criado em abril de 2020. A investigação do trabalho docente por meio das produções linguageiras faz-se de extrema relevância para compreendermos as significações construídas sobre esse métier, sobretudo mais recentemente, quando o trabalho docente passou a ser alvo de muitos debates e críticas, devido à Pandemia do Covid-19, à necessidade de isolamento social e ao trabalho remoto. Os pressupostos assumidos são os do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006, 2008), ao defender a centralidade da linguagem nos processos de socialização e desenvolvimento humano. A pesquisa revela que os posts e comentários do grupo Academia Pandêmica estão diretamente relacionados às publicações, notícias e outras produções linguageiras veiculadas nos dias anteriores às postagens, demonstrando o elo na cadeia discursiva (BAKHTIN, 2003) em torno do trabalho docente. Além disso, os resultados apontam para os desafios do ensino remoto, para o adoecimento docente naquele momento, para o desrespeito ao professor e ao seu trabalho e para as incertezas e novos modos de viver a docência neste contexto.
Descargas
Citas
ACADEMIA PANDÊMICA. Sobre este grupo. [S. l.], 9 abr. 2020. Facebook: Academia Pandêmica. Disponível em: https://www.facebook.com/groups/624825591434755/about. Acesso em fevereiro de 2022.
ASSUNÇÃO, A. Á., & OLIVEIRA, D. A. Intensificação do trabalho e saúde dos professores. Educ. Soc., Campinas. 2009. Fonte: https://www.scielo.br/j/es/a/fdCjfWkF8XYXTfyXGcgCbGL/?format=pdf&lang=pt
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2003.
BRASIL. Resposta nacional e internacional de enfrentamento ao novo coronavírus. 2020. Acesso em 30 de janeiro de 2021, disponível em gov.br: https://coronavirus.saude.gov.br/linha-do-tempo/#jan2020.
_____. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 10 jan. 2022.
_____. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
_____. Parâmetros Curriculares Nacionais, PCNs. Brasília: MEC/SEF, 1998.
_____. Portaria 491. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/media/acesso_informacacao/pdf/PORTARIAN647DE6DEABRILDE2020alteraaPortaria491medidasdeprevenoaoCOVID19noMEC.pdf. Acesso em 30 agosto de 2021.
BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Tradução de Anna Raquel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006.
BRONCKART, J. P., & MACHADO, A. R. Procedimentos de análise de textos sobre o trabalho educacional. Em A. R. MACHADO, O ensino como trabalho uma abordagem discursiva. Londrina: EDUEL. 2004.
CLOT, Y. Trabalho e poder de agir. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira; Marlene Machado Zica Vianna. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.
COSTA, M. F. Os conflitos vivenciados em torno do trabalho docente na perspectiva de professoras da educação básica em contexto de pandemia. 2021. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFJF, Juiz de Fora, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufjf.br:8080/jspui/handle/ufjf/12687. Acesso em 10 de janeiro de 2022.
ENGELS, F. Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem. In: ENGELS, F.; MARX, K. Obras escolhidas. São Paulo: AlfaOmega, s.d., v. II. 1876.
ÉRNICA, M. (2004). O trabalho desterrado. In: MACHADO, A. R. (org.) O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004.
GUIMARÃES, A. M. M. O agir educacional nas representações de professores de língua materna. In: GUIMARÃES, A. M. M.; MACHADO, A. R.; COUTINHO, A. (orgs.) O interacionismo sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007.
MACHADO, A. R.. Por uma concepção ampliada do trabalho do professor. In: A. M. GUIMARÃES, A. R. MACHADO, & A. COUTINHO, O Interacionismo Sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas/SP: Mercado de Letras. 2007.
MACHADO, A. R. Colaboração e crítica: possíveis ações do linguista na atividade educacional. In: L. S. ABREU-TARDELLI, & V. L. CRISTOVÃO, O ensino e a aprendizagem de gêneros textuais. Campinas/SP: Mercado das Letras. 2009.
MACHADO, A. R.; GUIMARÃES, A. M. de M. O interacionismo sociodiscursivo no Brasil. ABREU-TARDELLI, L. S; CRISTOVÃO, V. L. L. (orgs.) O ensino e a aprendizagem de gêneros textuais. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009.
SAVIANI, D.; GALVÃO, A. C. Educação na pandemia: a falácia do "ensino remoto". Universidade e Sociedade (ANDES-SN), 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Andreia Rezende Garcia Reis, Matheus Alvim de Melo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.