A mulher e a canção brasileira
um estudo das compositoras e suas obras no Acervo de Partituras Hermelindo Castelo Branco
DOI:
https://doi.org/10.34019/2179-3700.2021.v21.33886Palabras clave:
Mulheres compositoras, Canção brasileira, PerformanceResumen
O presente artigo busca evidenciar a ausência de informações sobre compositoras na historiografia da música, além de apresentar uma investigação realizada sobre compositoras brasileiras pouco conhecidas e suas obras. Nesse estudo, identificamos as compositoras que possuem apenas uma obra listada no Acervo de Partituras Hermelindo Castelo Branco – importante coleção que reúne mais de seis mil partituras de canções de concerto brasileiras. Foram reunidas informações técnicas sobre todas essas compositoras e obras e, em seguida, algumas delas foram objeto de análises mais aprofundadas. A pesquisa envolveu, ainda, o levantamento de dados biográficos das compositoras e a produção de comentários analítico-interpretativos das canções, contribuindo com interpretações fundamentadas em análises que consideram a relação texto-música nas obras.
Descargas
Citas
ANDRADE, Valéria. Notas para um estudo sobre compositoras da música popular brasileira - século XIX. Travessia. Santa Catarina, n 23, p. 236-252, 1991.
FREIRE, Vanda Lima Bellard; PORTELA, Angela Celis Henriques. Mulheres compositoras: da invisibilidade à projeção internacional. In: NOGUERIRA, I.P.; FONSECA, S.C. (Org.). Estudos de gênero, corpo e música: abordagens metodológicas. ANPPOM – Pesquisa em música no Brasil. v.3, 2013. p. 279-302.
GOLDSTEIN, Norma. Versos, Sons, Ritmos. São Paulo: Ática, 2005.
LARUE, Jan. Guidelines for Style Analysis. New York: W. W. Norton & Company, 1992.
MOTA, Gisele Pires. Compositoras brasileiras de canção de câmara no acervo de Hermelindo Castello Branco: considerações sobre o contexto sociocultural e a sua importância para a manutenção e divulgação da produção cancional feminina. In XXVIII Congresso da Anppom, 2018, Manaus – AM.
ROCHA, Eli Maria. Nós, as mulheres (notícia sobre as compositoras brasileiras). Rio de Janeiro: Rabaço Editora e Impressora Ltda., 1986.
SANTOS, Lenine Alves dos; SANTOS, Mauro Camilo de Chantal. O acervo de partituras de Hermelindo Castello Branco e sua importância para a canção de câmara brasileira. In XXVII Congresso da Anppom, 2017, Campinas – SP.
SANTOS, Marcelo Corrêa Gonçalves dos. Ziná Coelho Júnior: a vida e a obra de uma musicista mineira. 2004. (Performance Musical) - Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte – MG, 2004.
SILVA, Valdemir Aparecido da. Edição e catálogo comentado das obras não publicadas da compositora Adelaide Pereira da Silva. 2018. (Musicologia/ Etnomusicologia/ Educação Musical) - Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, São Paulo, 2018.
SIMÃO, Wilson. Na Casa da Música ou a harpa como encantamento. Estado de Minas, Belo Horizonte, 12 jan. 1969. Espetáculos, p.7.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Marcus Vinícius Medeiros Pereira, Gabriela Nunes de Almeida, Sara Rosa Ramos Fraga de Oliveira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.