The woman and the brazilian song

a study of the women composers and their works in the Hermelindo Castelo Branco Collection

Authors

  • Gabriela Nunes de Almeida Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Sara Rosa Ramos Fraga de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Marcus Vinícius Medeiros Pereira UFJF https://orcid.org/0000-0001-6859-0316

DOI:

https://doi.org/10.34019/2179-3700.2021.v21.33886

Keywords:

Women composers, Brazilian song, Performance

Abstract

This text aims to highlight the absence of information about composers in the historiography of music, and to present an investigation carried out on unknown Brazilian women composers and their songs. In this study, we identified composers who have only one song listed in the Hermelindo Castelo Branco Collection - an important collection that brings together more than six thousand scores of Brazilian concert songs. Technical information about all these composers and songs was gathered and, afterwards, some of them were the object of more in-depth analysis. The research also involved the survey of biographical data of the composers and the production of analytical-interpretative comments about the songs, contributing to interpretations based on analyzes that consider the text-music relations in the works.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gabriela Nunes de Almeida, Universidade Federal de Juiz de Fora

Estudante do curso de Licenciatura em Música – Habilitação Piano (UFJF), XXVIII Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UFJF, 2019/2020).

Sara Rosa Ramos Fraga de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Estudante do curso de Bacharelado em Música – Composição (UFJF), III Programa Voluntário de Iniciação Científica (VIC/UFJF).

Marcus Vinícius Medeiros Pereira, UFJF

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Mestre em Práticas Interpretativas – Piano pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde atua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. É, também, docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade de Brasília (UnB). Integra os Grupos de Pesquisa Resgate da Canção Brasileira (UFMG), Africanias UFRJ e Acervo de Partituras Hemelindo Castello Branco: catalogação, análise, interpretação e divulgação da canção de concerto do Brasil. É membro associado do LCT Centre for Knowledge-Building (Universidade de Sidney), bem como pesquisador do Observatório de Cultura Escolar. É autor do livro Ensino Superior e as Licenciaturas em Música: um retrato do habitus conservatorial nos documentos curriculares. Seus interesses de investigação, no campo da musicologia e da performance, focam na canção brasileira de concerto; e, na área da educação musical, nas interfaces entre a música e o currículo nos diversos níveis e modalidades educativas. É o atual presidente da Associação Brasileira de Educação Musical (Gestões 2017 – 2019 / 2019 – 2021).

References

ANDRADE, Valéria. Notas para um estudo sobre compositoras da música popular brasileira - século XIX. Travessia. Santa Catarina, n 23, p. 236-252, 1991.

FREIRE, Vanda Lima Bellard; PORTELA, Angela Celis Henriques. Mulheres compositoras: da invisibilidade à projeção internacional. In: NOGUERIRA, I.P.; FONSECA, S.C. (Org.). Estudos de gênero, corpo e música: abordagens metodológicas. ANPPOM – Pesquisa em música no Brasil. v.3, 2013. p. 279-302.

GOLDSTEIN, Norma. Versos, Sons, Ritmos. São Paulo: Ática, 2005.

LARUE, Jan. Guidelines for Style Analysis. New York: W. W. Norton & Company, 1992.

MOTA, Gisele Pires. Compositoras brasileiras de canção de câmara no acervo de Hermelindo Castello Branco: considerações sobre o contexto sociocultural e a sua importância para a manutenção e divulgação da produção cancional feminina. In XXVIII Congresso da Anppom, 2018, Manaus – AM.

ROCHA, Eli Maria. Nós, as mulheres (notícia sobre as compositoras brasileiras). Rio de Janeiro: Rabaço Editora e Impressora Ltda., 1986.

SANTOS, Lenine Alves dos; SANTOS, Mauro Camilo de Chantal. O acervo de partituras de Hermelindo Castello Branco e sua importância para a canção de câmara brasileira. In XXVII Congresso da Anppom, 2017, Campinas – SP.

SANTOS, Marcelo Corrêa Gonçalves dos. Ziná Coelho Júnior: a vida e a obra de uma musicista mineira. 2004. (Performance Musical) - Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte – MG, 2004.

SILVA, Valdemir Aparecido da. Edição e catálogo comentado das obras não publicadas da compositora Adelaide Pereira da Silva. 2018. (Musicologia/ Etnomusicologia/ Educação Musical) - Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, São Paulo, 2018.

SIMÃO, Wilson. Na Casa da Música ou a harpa como encantamento. Estado de Minas, Belo Horizonte, 12 jan. 1969. Espetáculos, p.7.

Published

2021-12-17

How to Cite

Nunes de Almeida, G., Rosa Ramos Fraga de Oliveira, S., & Medeiros Pereira, M. V. (2021). The woman and the brazilian song: a study of the women composers and their works in the Hermelindo Castelo Branco Collection. Principia: Caminhos Da Iniciação Científica, 21, 11. https://doi.org/10.34019/2179-3700.2021.v21.33886

Issue

Section

Artigos originais - Linguística, Letras e Artes