A rede discursiva em torno do trabalho docente num grupo de Facebook em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2179-3700.2022.v22.37896

Palavras-chave:

Trabalho Docente., Grupo de Facebook., Produções Linguageiras., Pandemia do Covid-19.

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar a rede de discursos em torno do trabalho docente nas postagens do grupo de facebook Academia Pandêmica, criado em abril de 2020. A investigação do trabalho docente por meio das produções linguageiras faz-se de extrema relevância para compreendermos as significações construídas sobre esse métier, sobretudo mais recentemente, quando o trabalho docente passou a ser alvo de muitos debates e críticas, devido à Pandemia do Covid-19, à necessidade de isolamento social e ao trabalho remoto. Os pressupostos assumidos são os do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006, 2008), ao defender a centralidade da linguagem nos processos de socialização e desenvolvimento humano. A pesquisa revela que os posts e comentários do grupo Academia Pandêmica estão diretamente relacionados às publicações, notícias e outras produções linguageiras veiculadas nos dias anteriores às postagens, demonstrando o elo na cadeia discursiva (BAKHTIN, 2003) em torno do trabalho docente. Além disso, os resultados apontam para os desafios do ensino remoto, para o adoecimento docente naquele momento, para o desrespeito ao professor e ao seu trabalho e para as incertezas e novos modos de viver a docência neste contexto.

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Biografia do Autor

Matheus Alvim de Melo, UFJF

Graduado em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora e bolsista de Iniciação Científica do Projeto: O gênero da atividade docente em processo de reconfiguração durante e após a pandemia da Covid1 19. 

Referências

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Publicado

2022-11-17

Como Citar

Reis, A. R. G., & Alvim de Melo, M. (2022). A rede discursiva em torno do trabalho docente num grupo de Facebook em tempos de pandemia. Principia: Caminhos Da Iniciação Científica, 22. https://doi.org/10.34019/2179-3700.2022.v22.37896

Edição

Seção

Artigos originais - Ciências Humanas