A mulher e a canção brasileira

um estudo das compositoras e suas obras no Acervo de Partituras Hermelindo Castelo Branco

Autores

  • Gabriela Nunes de Almeida Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Sara Rosa Ramos Fraga de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Marcus Vinícius Medeiros Pereira UFJF https://orcid.org/0000-0001-6859-0316

Palavras-chave:

Mulheres compositoras, Canção brasileira, Performance

Resumo

O presente artigo busca evidenciar a ausência de informações sobre compositoras na historiografia da música, além de apresentar uma investigação realizada sobre compositoras brasileiras pouco conhecidas e suas obras. Nesse estudo, identificamos as compositoras que possuem apenas uma obra listada no Acervo de Partituras Hermelindo Castelo Branco – importante coleção que reúne mais de seis mil partituras de canções de concerto brasileiras. Foram reunidas informações técnicas sobre todas essas compositoras e obras e, em seguida, algumas delas foram objeto de análises mais aprofundadas. A pesquisa envolveu, ainda, o levantamento de dados biográficos das compositoras e a produção de comentários analítico-interpretativos das canções, contribuindo com interpretações fundamentadas em análises que consideram a relação texto-música nas obras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Nunes de Almeida, Universidade Federal de Juiz de Fora

Estudante do curso de Licenciatura em Música – Habilitação Piano (UFJF), XXVIII Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UFJF, 2019/2020).

Sara Rosa Ramos Fraga de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Estudante do curso de Bacharelado em Música – Composição (UFJF), III Programa Voluntário de Iniciação Científica (VIC/UFJF).

Marcus Vinícius Medeiros Pereira, UFJF

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Mestre em Práticas Interpretativas – Piano pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde atua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. É, também, docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade de Brasília (UnB). Integra os Grupos de Pesquisa Resgate da Canção Brasileira (UFMG), Africanias UFRJ e Acervo de Partituras Hemelindo Castello Branco: catalogação, análise, interpretação e divulgação da canção de concerto do Brasil. É membro associado do LCT Centre for Knowledge-Building (Universidade de Sidney), bem como pesquisador do Observatório de Cultura Escolar. É autor do livro Ensino Superior e as Licenciaturas em Música: um retrato do habitus conservatorial nos documentos curriculares. Seus interesses de investigação, no campo da musicologia e da performance, focam na canção brasileira de concerto; e, na área da educação musical, nas interfaces entre a música e o currículo nos diversos níveis e modalidades educativas. É o atual presidente da Associação Brasileira de Educação Musical (Gestões 2017 – 2019 / 2019 – 2021).

Referências

ANDRADE, Valéria. Notas para um estudo sobre compositoras da música popular brasileira - século XIX. Travessia. Santa Catarina, n 23, p. 236-252, 1991.

FREIRE, Vanda Lima Bellard; PORTELA, Angela Celis Henriques. Mulheres compositoras: da invisibilidade à projeção internacional. In: NOGUERIRA, I.P.; FONSECA, S.C. (Org.). Estudos de gênero, corpo e música: abordagens metodológicas. ANPPOM – Pesquisa em música no Brasil. v.3, 2013. p. 279-302.

GOLDSTEIN, Norma. Versos, Sons, Ritmos. São Paulo: Ática, 2005.

LARUE, Jan. Guidelines for Style Analysis. New York: W. W. Norton & Company, 1992.

MOTA, Gisele Pires. Compositoras brasileiras de canção de câmara no acervo de Hermelindo Castello Branco: considerações sobre o contexto sociocultural e a sua importância para a manutenção e divulgação da produção cancional feminina. In XXVIII Congresso da Anppom, 2018, Manaus – AM.

ROCHA, Eli Maria. Nós, as mulheres (notícia sobre as compositoras brasileiras). Rio de Janeiro: Rabaço Editora e Impressora Ltda., 1986.

SANTOS, Lenine Alves dos; SANTOS, Mauro Camilo de Chantal. O acervo de partituras de Hermelindo Castello Branco e sua importância para a canção de câmara brasileira. In XXVII Congresso da Anppom, 2017, Campinas – SP.

SANTOS, Marcelo Corrêa Gonçalves dos. Ziná Coelho Júnior: a vida e a obra de uma musicista mineira. 2004. (Performance Musical) - Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte – MG, 2004.

SILVA, Valdemir Aparecido da. Edição e catálogo comentado das obras não publicadas da compositora Adelaide Pereira da Silva. 2018. (Musicologia/ Etnomusicologia/ Educação Musical) - Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, São Paulo, 2018.

SIMÃO, Wilson. Na Casa da Música ou a harpa como encantamento. Estado de Minas, Belo Horizonte, 12 jan. 1969. Espetáculos, p.7.

Downloads

Publicado

2021-12-17

Como Citar

Nunes de Almeida, G., Rosa Ramos Fraga de Oliveira, S., & Medeiros Pereira, M. V. (2021). A mulher e a canção brasileira: um estudo das compositoras e suas obras no Acervo de Partituras Hermelindo Castelo Branco. Principia: Caminhos Da Iniciação Científica, 21, 11. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/principia/article/view/33886

Edição

Seção

Artigos originais - Linguística, Letras e Artes