Estudo e Otimização do Modelo SMAP
Study and Optimization of the SMAP model
DOI:
https://doi.org/10.34019/2179-3700.2020.v20.31124Palavras-chave:
Inteligência Computacioal, Modelos Hidrológicos, Otimização, Modelo SMAP, Previsão de VazãoResumo
A previsibilidade da vazão disponível para as plantas hidrelétricas alguns dias a frente é de extrema importância para o planejamento e operação do sistema elétrico. É possível obter estas previsões através do uso de modelos hidrológicos que caracterizam a região de estudo. Este trabalho visa aplicar o modelo SMAP a três sub-bacias brasileiras, com o uso de algoritmos de inteligência computacional para a calibração dos parâmetros de chuva. GWO e BA foram os algoritmos utilizados. Os resultados mostraram que o GWO apresentou uma convergência mais rápida, porém os resultados obtidos pelo BA foram melhores.
Downloads
Referências
LOPES, Joao Eduardo G.; BRAGA JR, B. P. F.; CONEJO, J. G. L. SMAP--a simplified hydrologic model. Applied modeling in catchment hydrology/ed. by VP Singh, 1982.
MIRJALILI, Seyedali; MIRJALILI, Seyed Mohammad; LEWIS, Andrew. Grey wolf optimizer. Advances in engineering software, v. 69, p. 46-61, 2014.
RAMPINELLI, Cássio; COSTA, Magno. Calibração do Modelo Chuva-Vazão SMAP em uma Estação do Semiárido Nordestino com os Algoritmos PSO, AG e Nelder Mead e seus Efeitos na Definição das Séries de Vazões Médias Mensais. XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, Brasília, DF, Brasil, 2015.
SARAIVA, Isabel Santos. Regionalização de parâmetros de modelos de simulação hidrológica para emprego em bacias hidrográficas sem monitoramento fluviométrico. Mestrado em meio ambiente e recursos hídricos, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.
YANG, Xin-She. A new metaheuristic bat-inspired algorithm. In: Nature inspired cooperative strategies for optimization (NICSO 2010). Springer, Berlin, Heidelberg, 2010. p. 65-74.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.