Africanias nas canções de Aloysio de Alencar Pinto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2179-3700.2020.v20.30953

Palavras-chave:

Canção Brasileira de Concerto, Africanias, Performance Musical

Resumo

O artigo apresenta um recorte da pesquisa que teve como fonte as canções para canto e piano do compositor cearense Aloysio de Alencar Pinto. A investigação está inscrita na interface de três grupos de pesquisa que se dedicam à canção brasileira de concerto: Resgate da Canção Brasileira (UFMG), Acervo de Partituras Hermelindo Castelo Branco (UFPel/UFRJ) e Africanias (UFRJ). A metodologia do estudo procurou combinar as propostas dos grupos, visando, por um lado, a divulgação da canção brasileira de concerto e, por outro, oferecer subsídios para fundamentar as decisões interpretativas na construção da performance. O foco dado no texto foi à investigação das africanias nas canções de Aloysio, exemplificando o trabalho a partir das canções “Xangô (Invocação ao Deus do Trovão)” e “Nós viemo aqui cantá (Terno de Reis)”. Os resultados não somente contribuíram para a performance das canções, mas, também, para um verdadeiro encontro com as marcas das ricas matrizes culturais que compõem a diversidade cultural brasileira.

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Biografia do Autor

Marcus Vinícius Medeiros Pereira, UFJF

Marcus Vinícius Medeiros Pereira é Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e Mestre em Práticas Interpretativas – Piano pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde atua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. É, também, docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade de Brasília (UnB). Integra os Grupos de Pesquisa Resgate da Canção Brasileira (UFMG), Africanias UFRJ e Acervo de Partituras Hemelindo Castello Branco: catalogação, análise, interpretação e divulgação da canção de concerto do Brasil. É membro associado do LCT Centre for Knowledge-Building (Universidade de Sidney), bem como pesquisador do Observatório de Cultura Escolar. É autor do livro Ensino Superior e as Licenciaturas em Música: um retrato do habitus conservatorial nos documentos curriculares. Seus interesses de investigação, no campo da musicologia e da performance, focam na canção brasileira de concerto; e, na área da educação musical, nas interfaces entre a música e o currículo nos diversos níveis e modalidades educativas. É o atual presidente da Associação Brasileira de Educação Musical (Gestões 2017 – 2019 / 2019 – 2021).

Sara Rosa Ramos Fraga, UFJF

Graduanda em Composição (UFJF). XXVII Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UFJF, 2018/2019).

Alexandre Lúcio de Souza Pereira, UFJF

Graduando em Canto (UFJF). XXXI Programa de Bolsas de Iniciação Científica (BIC/UFJF, 2018/2019).

Michelle Cristina Ferreira Flores Bade, UFJF

Graduanda em Licenciatura em Música – Canto (UFJF). Integrante do grupo de pequisa.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

Medeiros Pereira, M. V., Rosa Ramos Fraga, S., de Souza Pereira, A. L., & Ferreira Flores Bade, M. C. (2020). Africanias nas canções de Aloysio de Alencar Pinto. Principia: Caminhos Da Iniciação Científica, 20, 11. https://doi.org/10.34019/2179-3700.2020.v20.30953

Edição

Seção

Artigos originais - Linguística, Letras e Artes