O ensinar a produzir textos escritos na educação básica
reflexões e práticas no ensino fundamental–anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-7268.2018.v8.28321Resumen
Entre as práticas de linguagem situadas no ambiente escolar, e também fora dele, está a de produzir textos escritos. Nesse campo de atividade, cabeao(à) professor(a)possibilitar que os alunos se envolvamem práticas significativas de ensino e de aprendizagem da produção textual escrita. Inserido nesse tema, este texto investigou como professores dos Anos Inicias do Ensino Fundamentalconduzem o trabalho com a produção de textos escritos. Esta pesquisa integrou o projeto Formação continuada para professores da educação básica nos anos iniciais: ações voltadas para a alfabetização em municípios com baixo IDEB da região Oeste do Paraná,financiado pela CAPES/INEP e proposto pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.Partimosdas discussões empreendidas no âmbito da Linguística Aplicada, com amparo na Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin. Os resultados destacaram que o ensino da produção textual escrita, mesmo com avanços positivos, ainda se concentra, muitas vezes, em aspectos estruturais e formais da escrita.