Gêneros textuais

a escrita da carta argumentativa fundamentada nas sequências didáticas à luz da concepção interacionista e sociodiscursiva da linguagem

Autores/as

  • Carmelita Rodrigues Gomes

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2018.v8.28320

Resumen

Este artigo tem como objetivo mostrar uma prática de produção do gênero textual carta argumentativaministrada para alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública de Corumbá-MS.As aulas envolveram uma sequência didática e tiveram como pretensão promover a capacidade escritora e argumentativa dos alunos eforam realizadas dentro da concepção sociointeracionista da linguagem. Teve como fundamentação teórica as concepções sobre gênero textual defendidaporBakhtin, Dolz, Sheneuwly, Marcuschi, dentre outros. Os resultados obtidos foram a participação na primeira e na segunda fase do concurso (Regional e Estadual) promovido pelos correios em 2017 e a divulgação no evento local, denominado “Sarau Literário”, realizado no IFMS e também a participação na Feira de Ciência e Tecnologia IFMS (FECIPAN), no período de 19 a 21 de outubro de 2017.

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Publicado

2019-09-25