Gêneros textuais
a escrita da carta argumentativa fundamentada nas sequências didáticas à luz da concepção interacionista e sociodiscursiva da linguagem
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-7268.2018.v8.28320Abstract
Este artigo tem como objetivo mostrar uma prática de produção do gênero textual carta argumentativaministrada para alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública de Corumbá-MS.As aulas envolveram uma sequência didática e tiveram como pretensão promover a capacidade escritora e argumentativa dos alunos eforam realizadas dentro da concepção sociointeracionista da linguagem. Teve como fundamentação teórica as concepções sobre gênero textual defendidaporBakhtin, Dolz, Sheneuwly, Marcuschi, dentre outros. Os resultados obtidos foram a participação na primeira e na segunda fase do concurso (Regional e Estadual) promovido pelos correios em 2017 e a divulgação no evento local, denominado “Sarau Literário”, realizado no IFMS e também a participação na Feira de Ciência e Tecnologia IFMS (FECIPAN), no período de 19 a 21 de outubro de 2017.