Práticas de letramento no ensino de língua portuguesa

táticas para o uso reflexivo do livro didático

Autores/as

  • Silvio Nunes da Silva Júnior

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2018.v8.28319

Resumen

Em Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006, 2009), as práticas de ensino de língua portuguesa vêm sendo alvo de diversas problematizações. Com base nos discursos que apontam para o afastamento do livro didático das perspectivas socioculturais dos alunos, busca-se apresentar como o professor, ao adotar a concepção dialógica de linguagem (BAKHTIN, 2003; VOLOCHINOV, 2017), pode desenvolver táticas (DE CERTEAU, 2009) para articular os seus saberes teóricos e práticos em sala de aula em atividades de leitura e compreensão, focalizando, para tanto, no uso dos objetos de ensino nas práticas reflexivas de letramento, em que se possa, também, associar as modalidades de linguagem (oralidade e escrita) no processo de aprendizagem de língua materna.

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Publicado

2019-09-25