Para além da estrutura linguística

as (re)leituras de alunos do ensino fundamental sobre “o massacre de alto alegre” a partir das vozes indígenas dos Guajajaras

Autores/as

  • Thiago Silva e Silva
  • Áustria Rodrigues Brito

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2018.v8.28313

Resumen

O objetivo desta produção científica, a qual foi originada da pesquisa de mestradorealizadano âmbito do PROFLETRAS, é analisar as (re)leituras e reflexões dos alunos da 8ª sériesobre “O Massacre de Alto Alegre” a partir das vozes indígenas. Para tanto, baseadonos estudos de Antunes (2009), Bakhtin (2006), Geraldi (1997), Kleiman(1995),Street (1984), Alberti (1998),coletamos, inicialmente,os depoimentos dos indígenas Guajajarassobre o conflito, e depois, em sala de aula, promovemoso acesso a esses testemunhos, momentos de discussões e palestra com o historiador Carlos EduardoPenha Everton. Ao final do projeto, os alunos produziram, em equipe, uma revista no gênero de História em Quadrinhos (HQs) acerca do conflito. As análises sobre as (re)leituras e reflexões dos alunos, oralizadas e escritas, revelam que o ensino de língua materna se torna mais efetivo quando ultrapassamos os limites da estrutura linguística, isto é, quando mobilizamos, de forma interativa e reflexiva, conhecimentos significativos dentro do contexto social, culturalehistórico dos discentes.

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Publicado

2019-09-25