Infografia como estratégia para ensino de leitura e escrita de textos multimodais
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-7268.2018.v8.28342Abstract
Este trabalho apresenta dados parciais de uma pesquisa qualitativa em educação, em andamento no curso de Mestrado, feita com alunos de uma turma de 9o ano da rede pública de Divinópolis-MG, cujo foco recai sobre leitura e produção de textos multimodais. O principal objetivo é desenvolver habilidades fundamentais de leitura e escrita de textos constituídos por diferentes linguagens por meio de um trabalho sistematizado com o gênero infográfico. As discussões se fundamentam em Bakhtin (1992), Brasil, Ministério Da Educação (2001), Dionísio (2005), Minas Gerais, Secretaria de Estado De Educação (2007), Paiva (2009, 2016), Ribeiro (2012, 2013, 2015, 2016), Rodrigues (2012), Rojo (2017). Serão apresentados os resultados referentes aos diagnósticos iniciais e ao desenvolvimento de duas oficinas de leitura, nos quais se percebem avanços significativos na leitura de textos multimodais.